Há 16 anos, estudantes participantes da Enactus (www.enactus.org.br), programa que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades, reúnem-se no Campeonato Nacional. O evento, que tem como objetivo fazer com que os jovens dividam experiências e compartilhem resultados dos projetos colocados em prática durante o ciclo 2015/2016, também seleciona a Universidade destaque que representará o País no Campeonato Mundial, que este ano acontece em Toronto, no Canadá.


Neste ano, as novidades ficam por conta do local do evento, que será realizado em Fortaleza, pela abertura do evento para o público e pela realização do I Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil.

Aberto ao público

Até o ano passado, o evento era restrito aos times Enactus e estudantes ligados à organização. Em 2016, o evento foi ampliado e abriu espaço para alunos do ensino médio, universitários e professores interessados em conhecer ações empreendedoras que pretendem melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades marginalizadas.


 “Ampliamos a capacidade do campeonato porque acreditamos que essa seja uma ferramenta importante para disseminar a cultura do empreendedorismo social pelo Brasil”, explica Caio Moura, gerente do programa. “Incluir a sociedade e fomentar outras iniciativas só devem contribuir para um evento ainda mais completo e transformador” completa.


Os inscritos terão a oportunidade de conhecer de perto projetos desenvolvidos ao longo da temporada 2015/2016 e que são baseados em três pilares: social, econômico e ambiental, voltados a empoderar e solucionar problemas específicos da sociedade.


O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar, basta se inscrever no site www.enactus.org.br até o dia 30/06/2016 ou enquanto houver vagas disponíveis.

Simpósio

O evento de 2016 também será palco do I Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, o maior evento técnico científico gratuito do País, com o tema Empreendedorismo Social, que contará como atividade acadêmica para palestrantes e ouvintes. O simpósio pretende discutir temas como mobilização social, políticas públicas e educação, responsabilidade socioambiental e a presença da universidade na comunidade na qual está inserida.

Sobre a Enactus

Organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1.700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 84 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.


No Brasil, a Enactus já impactou mais de 9.000 pessoas diretamente pelos projetos, em 2015. Pelo menos 1.500 estudantes e 100 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social.

Serviço

Campeonato Nacional Enactus Brasil

Inscrições através do site: www.enactus.org.br

Data: 7 e 8 de julho de 2016

Local: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz | Fortaleza

Horário: das 9h às 18h30

        

Com informações da Enactus

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here