Quem gosta de se divertir mas foge da agitação da folia pode aproveitar programações alternativas que vão ocorrer em Fortaleza e cidades praianas ou serranas do Ceará, durante o Carnaval. A Agência da Boa Notícia indica algumas.

Violoncelos

Numa versão brasileira do festival Violoncelles en Folie, iniciado em Briançon, na França, Fortaleza sedia o Festival Internacional Violoncelos em Folia. A abertura será neste sábado (14), com um concerto às 17h, no Estoril (Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema). No domingo (15), a apresentação será às 20h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Na segunda-feira (16), às 16h30, acontece ensaio aberto da Orquestra de Violoncelos do Festival, no Estoril, onde alunos e professores se apresentam na terça-feira (17), às 18h. Na Quarta-Feira de Cinzas (18), haverá dois concertos de encerramento com a participação de professores, alunos e orquestra de violoncelos. Um será às 16h no Estoril e o outro às 19h no Cuca Mondubim. A entrada para as apresentações são gratuitas.

 

O Festival, dirigido pelo violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, terá também oficinas para alunos de música. Mais informações pelo fone 85 3278 7405.

Jazz & Blues em Guaramiranga

Na cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, acontece o tradicional Festival Jazz & Blues, desta vez de sábado (14) a terça-feira (17). A programação oferece apresentações gratuitas, além dos shows pagos. Na Cidade Jazz & Blues, o público pode acompanhar os ensaios abertos de artistas que se apresentarão à noite. Ao pôr-do-sol, acontecem grandes shows com apresentações gratuitas de Rodrigo Cardozo (CE), Ellis Mário (CE), Villa-Lobos Injazz (RJ) e Jefferson Gonçalves convida Laudir de Oliveira (RJ).


À noite, estrelas do evento sobem ao palco da Cidade Jazz & Blues. Nesta edição, os shows de Daniel Jobim (RJ), Willie Walker Band (EUA) convida Raphael Wressnig (Áustria), Ricardo Bacelar (CE), Jacinta (Portugal), Fernando Moura e Ary Dias (RJ) e Fanta Konatê (Guiné). Depois dos shows principais da noite, bandas do projeto Casa do Blues promovem Jam sessions pela madrugada. Terminado o Carnaval, o festival desce para Fortaleza, onde artistas se apresentarão de 19 a 21 de fevereiro. Saiba mais no hotsite do evento: www.jazzeblues.com.br.

Renascer 2015

Com o tema “A Felicidade está Aqui”, a Comunidade Católica Shalom realiza de domingo (15) a terça-feira (17), no Ginásio Paulo Sarasate o retiro de Carnaval “Renascer”. O evento será mais uma vez no  Ginásio Paulo Sarasate. No programa, pregações, momentos de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento.


As pregações serão feitas por Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom e membro do Pontifício Conselho para Leigos, e Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade e escritora.  Padre Antonio Furtado, sacerdote conhecido na capital cearense por celebrar missas em intenção dos enfermos às quintas-feiras no Centro de Evangelização Shalom da Paz, recebendo em média 5 mil pessoas por semana, também pregará.


Ainda como parte das atividades, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará com uma unidade móvel contando com a solidariedade dos participantes, para receber doações de sangue. O acesso ao Renascer é gratuito mas os organizadores contam com a colaboração do público para doar alimentos que serão destinados às obras do Shalom. Mais informações pelos fones: 85 3308 7451 / 8171 7175.

Renovar

A Renovação Carismática Católica do Ceará realiza de sábado (14) a terça-feria (17) o Renovar, Encontro de Carnaval da RCC em mais de 100 locais do Estado. A estimativa que que cerca de 150 pessoas em comunidades e paróquias estejam reunidas simultaneamente, com o mesmo objetivo: a evangelização.

 

Somente em Fortaleza serão cerca de 60 locais onde o Renovar acontece e a preparação para o evento é marcada pela divulgação e os denominados “pré-renovar”, onde grupos de oração, comunidades e paróquias intensificam os convites para os participantes dos encontros, visando oferecer uma opção às festividades de carnaval. Os organizadores orientam os católicos a entrarem em contato com uma comunidade ou paróquia onde tenham grupo da RCC. Mais informações pelos fones 85  8735 0501 / 9676 9127.


Jovens Mórmons

Fortaleza é uma das cidades que receberá de sábado (14) a Quarta-Feira de Cinzas (18) o FSY Brasil, iniciativa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para jovens de 14 a 18 anos.  Serão dus  duas sessões do FSY, informa Néfisson Pinheiro, Diretor da Sessão IV, essa será a maior do país com 830 jovens. O local escolhido para acomodar o grupo foi o Hotel Parque das Fontes em Beberibe. A outra sessão será realizada no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) envolvendo 394 participantes.


O evento ocorre também nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Piracicaba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Baseado no programa Especialmente para Jovens, dos Estados Unidos e Canadá, o FSY Brasil tem como objetivo roporcionar um ambiente adequado no qual os jovens sejam fortalecidos em seu empenho de aproximar-se de Cristo.  Mais informações: lds.org.br/fsy

Mocidade Espírita

A Coordenação da Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado do Ceará promove a décima sétima edição do Encontro das Mocidades Espíritas do Ceará (Emece), de sábado (14) a terça-feira (17), no Lar Fabiano de Cristo, na Maraponga. Aparecida Cândido, da Comissão Organizadora, explica que o evento “vai reunir jovens na faixa etária dos 12 aos 21 anos para a divulgação do evangelho de Jesus e sugerir ao participante um comportamento de acordo com a moral cristã, é o momento onde os jovens descobrem, através do debate, do estudo e da produção artística novas formas de ver e agir no mundo.”


O tema do Emece será “Morri, e agora? Para onde vou? – Desmistificando o céu e o inferno”. Por meio de atividades educativas e lúdicas os jovens terão a oportunidade de conhecer melhor a obra “O Céu e o Inferno”, que integra a codificação do espiritismo feita por Allan Kardec. Este ano, a obra  completa 150 anos. Cada participante terá direito a cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia).  Este encontro conta com 150 jovens e 100 voluntários para sua realização. Mais informações: Federação Espírita do Estado do Ceará – (fone: 85 3212 1092)


Práticas terapêuticas

O evento  Sol, Som, Cor e Cura, programado para o período de 14 a 17 de ,no Eco Camping Recanto Caiçara, em Icapuí, no litoral leste do Ceará vai reunir que prefere passar o Carnaval cuidando do corpo, da mente e do espírito. O encontro de práticas terapêuticas inclui Kundalini Yoga, Banho de Gongo e Concerto Meditativo facilitados por Raphael Moreira; Oficina de Alimentação Viva, Yoga Integral e Ecoterapia por Marjorie Serra; Deeksha e Consciência Corporal por Roberta Bonfanti dentre outras atividades.


Programação completa


14/02

9h30 – Chegada e roda de acolhimento

12h30 – Almoço

15h – Apresentação do Evento

16h30 – Yoga Integral

19h – Jantar

20h – Música na fogueira


15/02

7h – Kundalini Yoga

8h30 – Desjejum

9h30 Oficina de Alimentação Viva

12h30 – Almoço

14h as 16h – Espaço Livre (terapias complementares)

16h30 – Yoga Integral

19h00 – Jantar

20h00 – Banho de Gongo


16/02

7h – Kundalini Yoga

8h30 – Desjejum

9:30 – Deeksha

12h – Almoço

15h as 18:30 – Ecoterapia

19h – Jantar

20h – consciência corporal através dos chakras


17/02

7h – Kundalini Yoga

8h30 – Desjejum

9h30 – Roda de Conversa

12h – Almoço

14h as 16:00 – Tempo livre (terapias complementares)

16h30 – Yoga Integral

19h – Jantar

20h – Concerto Meditativo


Contato e inscrição: Raphael Moreira – (fone: 85 8857 4445) / Roberta Bonfanti – (fone: 85 8203 9722) /

solsomcorecura@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here