O Prêmio Gandhi de Comunicação, que em 2023 chega a sua 16ª edição, teve recorde de inscritos e alcançou a marca de 210 trabalhos ao todo, com a participação de 64 veículos de comunicação e assessorias de imprensa de órgãos governamentais do Ceará e de outras várias partes do Brasil. O resultado representa um aumento de 22% no número de trabalhos recebidos em comparação ao ano passado.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira, 9, pela Agência da Boa notícia, Organização não Governamental (ONG) idealizadora do Prêmio, após uma análise criteriosa para avaliar se todos os trabalhos estavam de acordo com o regulamento (ver relação dos trabalhos inscritos por categoria na tabela abaixo).

O Prêmio, que teve sua primeira edição em 2008, incentiva a produção de conteúdo jornalístico e publicitário em abordagens de temáticas relacionadas à Cultura de Paz, a partir de ações indutoras do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social, em diferentes plataformas e veículos de comunicação, tais como jornal, revista, rádio, televisão, sites e mídias sociais.

Para os profissionais, o prêmio contempla as categorias Jornalismo Impresso / Jornalismo Digital; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo e Comunicação Interna, e para os estudantes, são as seguintes categorias: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para estudantes de Jornalismo; trabalho de mídia impressa e trabalho de mídia eletrônica para estudantes de Jornalismo e Publicidade. Já a categoria de Conteúdo Online premia trabalhos de não profissionais de Jornalismo, sendo a única que aceita inscrições de outros estados.

Com essa iniciativa, a Agência da Boa Notícia reafirma sua proposta de estimular o fortalecimento da Cultura de Paz por meio da comunicação. possibilitando que mensagens positivas, empáticas e edificantes possam alcançar o maior número de pessoas possível, por meio de múltiplos formatos e linguagens.

O prêmio representa, ainda, uma oportunidade de reconhecer e valorizar o papel essencial que a mídia e os profissionais de comunicação desempenham na construção de uma sociedade mais pacífica e solidária, conforme destaca a jornalista Angela Marinho, coordenadora do Prêmio Gandhi de Comunicação. “O novo recorde de inscritos só nos estimula a dar continuidade a esse trabalho que se consolida a cada ano. As produções que chegam mostram as mudanças pelas quais o Jornalismo passa, democratizando-se junto com as novas possibilidades de fazer comunicação. A partir dessa dinâmica, vamos nos aperfeiçoando e crescendo juntos”, comemora Angela.

A PREMIAÇÃO

A jornalista Angela Marinho (no canto esquerdo) durante cerimônia de entrega do Prêmio Gandhi de Comuinicação 2022

Os vencedores serão anunciados no dia 13 de dezembro, no auditório da Uni7, em cerimônia especial para premiação dos profissionais e estudantes que mais se destacaram por seus trabalhos e contribuição à Cultura de Paz. Cada categoria terá resultado classificatório dos três primeiros lugares, mas apenas a equipe ou profissional vencedor(a) receberá o valor em dinheiro e o troféu que representa Mahatma Gandhi, inspirador do prêmio, de acordo com a distribuição abaixo.

Categoria Profissional Jornalismo Impresso/ Jornalismo Digital: R$ 4.000,00 para a equipe vencedora e certificados individuais para cada integrante;

Categoria Profissional Telejornalismo: R$ 4.000,00 para a equipe vencedora e certificados individuais para cada integrante;

Categoria Profissional Radiojornalismo: R$ 4.000,00 para a equipe vencedora e certificados individuais para cada integrante;

Categoria Profissional Fotojornalismo: R$ 4.000,00 para o(a) autor(a) do ensaio ou reportagem e certificado;

Comunicação Interna: R$4.000,00 para o autor do trabalho e certificado;

Produtor de conteúdo on-line: R$4.000,00 para o autor da reportagem e certificado;

Categoria Estudante – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade & Propaganda): R$ 2.000,00 e certificado para o autor e menção honrosa para o professor orientador do trabalho vencedor.

Categoria Estudante – Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo: R$ 2.000,00 para o(a) autor(a) do trabalho vencedor;

Categoria Estudante – Mídia eletrônica (rádio, TV, fotografia, internet ou publicidade) produzida por aluno de jornalismo ou publicidade: R$ 2.000,00 para o(a) autor(a) do trabalho vencedor.

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