O Núcleo de Apoio Municipal a Munícipes com Necessidades Especiais (Namme), ligado a Secretaria de Educação de Eusébio (Seduce) vai participar da encenação da Paixão de Cristo deste ano. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, contará com doze alunos do Núcleo com deficiência auditiva e intelectual. “Os meninos serão os soldados e as meninas as mulheres que choram”, afirma a coordenadora do Namme, Luíza Ribeiro.

 

Para facilitar a comunicação dos alunos especiais com a direção do espetáculo, o grupo é sempre acompanhado por uma professora de Libras nos ensaios, que ocorrem nas tardes de sábado. O objetivo da participação dos alunos do Namme no evento, segundo Luíza, é trabalhar a inclusão social dos mesmos. “Eles estão muito empolgados e vibram a cada ensaio. Está sendo muito importante essa participação para eles”, avalia Elieuda do Vale, ex-coordenadora do Namme e atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

Segundo o prefeito de Eusébio, Arimatéia Júnior, a Paixão de Cristo do município tem como uma das suas características a democratização da arte, pois participam como figurantes, pessoas de todas as comunidades da região. “É uma grande oportunidade para esses alunos de se sentirem incluídos e amados ainda mais”.

 
Evento

Considerado o maior espetáculo a céu aberto do Ceará, a encenação da Paixão de Cristo conta com a participação de 600 pessoas, dentre atores, figurantes, diretores, músicos e pessoal de apoio. “É uma produção de grandiosa. A Paixão de Cristo é encenada há mais de 15 anos no município”, revela Léo Abreu, secretário municipal de Cultura e Turismo.


Ao todo, cerca de 12 mil pessoas vão à cidade cenográfica Eusebelém nos dois dias de encenação que neste ano, acontecerá nos dias 2 e 3 de abril. “A cidade chega a receber caravanas de espectadores de cidades vizinhas, como Pindoretama, Fortaleza e Aquiraz”, completou o secretário.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here