No livro-reportagem “Painéis de Aquiraz – Jóias da Arte Popular do Ceará Colonial”, a jornalista Lúcia Helena Galvão faz uma detalhada apresentação e análise dos 12 painéis pintados a óleo sobre madeira, que forram o teto da capela-mor da Igreja Matriz de São José de Ribamar, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

“Os painéis, de autoria ainda desconhecida, formam um dos conjuntos de pinturas mais antigas do Estado do Ceará, representando cenas da vida da Sagrada Família. José é o único, dentre os demais personagens, que é apresentado nos 12 painéis. As composições denotam que o autor ou autores conheciam as escrituras bíblicas, inclusive os livros apócrifos”, explica a autora.

Os painéis estão em precárias condições de conservação. “Esperamos que produzir esta reportagem baseadas em pesquisas, entrevistas e com registros das imagens e descrições dos painéis seja importante para reconhecimento do valor histórico, artístico e cultural dessas obras e, sobretudo, para sensibilizar a população, os empreendedores e as autoridades eclesiásticas e civis do município, do estado e do governo federal para a necessidade de restaurá-los cuidadosamente, evitando que as figuras se apaguem ou se percam para sempre”, diz Lúcia.

A edição ilustrada, com fotografias de Joaquim Saldanha, tem desenho gráfico de Gil Dicelli, revisão de Gustavo Meneses Passos e foi impressa na Expressão Gráfica, em Fortaleza. Da tiragem de mil exemplares, 600 serão para distribuição nas bibliotecas e escolas públicas e nos museus, e 400 serão comercializados com renda revertida para a Paróquia de Aquiraz como contribuição para os trabalhos de restauração dos painéis.

 
Painéis de Aquiraz – Joias da Arte Popular do Ceará Colonial

Autora: Lúcia Helena Galvão

Páginas: 120

R$ 50,00 (preço promocional de lançamento)

Editora: Expressão Gráfica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here