Música clássica e de graça. O programa é oferecido pela Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), que abre nesta terça-feira (26), às 19h30, a Temporada 2015 de Concertos no Theatro José de Alencar. Até o final do ano, a Orquestra fará duas apresentações mensais, uma da Série Concertos Sinfônicos, e outra da Série Concertos de Câmara, sempre com entrada gratuita.


Nesta terça-feira, será a vez do Concerto Sinfônico com repertório de Beethoven, Mozart, Vivaldi, Robert W. Smith e Alberto Nepomuceno. O solista da noite será o clarinetista Jônatas Gaudêncio. Além disso, haverá a participação da orquestra de base da OSUECE, criada em 2014, formada por cerca de 50 jovens e adolescentes de diversas localidades do Ceará.

No domingo (31), às 17 horas, no Foyer do TJA, a Série Concertos de Câmara o Quarteto Lumière, às 17 horas, no Foyer do TJA. O grupo é formado por André Albiérgio e Higor Monteiro (violinos), Awa Blayne Ferreira (viola) e Yuri Farias (violoncelo), todos integrantes da Orquestra Sinfônica da UECE.


Criada em 2009, a OSUECE  tem como diretor artístico e regente titular o Prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin (EUA). Ele também cooordena Curso de Música da Uece, onde leciona a disciplina Composição.


Integram a OSUECE, 65 músicos distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. Tem um conjunto variado de obras em seu repertório, de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.


A OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.


Mais informações: Prof. Alfredo Barros, diretor artístico e regente titular da OSUECE – (fone: 85  3101 9760) /  E-mail: osuece@uece.br./ Twitter: @OrquestraOSUECE. Facebook: Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará. / Teatro José de Alencar – (fone: 85 3101 2583).

Com informações da assessoria de imprensa. Contato: Dégagé – (fone: 85 3252 5401)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here