Para ajudar milhões de pessoas que vivem em países na região do Sahel, na África, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no último dia 12 um apelo para arrecadar recursos e oferecer ajuda humanitária. A região possui uma das condições ambientais mais críticas no mundo, vulnerável à mudança de clima, secas e tempestades imprevisíveis.


 


O apelo humanitário do Sahel pede 1,96 bilhões de dólares, como parte de uma estratégia plurianual para responder à questão regional. Aproximadamente 145 milhões de pessoas em Burkina Faso, Camarões, Chade, Gâmbia, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria e Senegal vivem na região que é constantemente desafiada por crises crônicas de fome e desnutrição.  “Precisamos do apoio da comunidade internacional como garantia de que não esquecemos as pessoas do Sahel”, disse a coordenadora de Ajuda de Emergência da ONU, Valerie Amos. 


 


Mais de 20 milhões de pessoas carecem de comida e 2,6 milhões precisam de assistência alimentar neste momento para poder sobreviver. Estima-se que cerca de 6 milhões de crianças com menos de cinco anos sofrerão de desnutrição aguda em 2015, só nesta região.


 


O coordenador humanitário regional para o Sahel, Robert Piper, explicou que a soma ajudará a alimentar 10 milhões de pessoas, tratar a desnutrição aguda de 3,2 milhões de crianças e proteger outras 10 milhões de epidemias, além de facilitar que 2 milhões de meninos e meninas frequentem as aulas.


 


Fonte: ONU Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here