Uma onda verde está chegando do interior. De Fortaleza, a Aprece estimula essa imensa movimentação pelo meio ambiente no Ceará. Uma movimentação cujo desejo é o de preservar a terra. Uma ação municipal como de resto são quase todas as iniciativas que podem trazer melhorias à construção de nosso desenvolvimento. Nascemos no município, moramos no município e é ele a nossa primeira identidade.

A luta contra a esterilidade da terra passa pela inclusão da questão ambiental como um dos programas principais da entidade que reúne os prefeitos do estado. Para que tudo saia como o esperado por essa gestão é preciso que cada unidade municipal tenha uma “Agenda 21”. Uma agenda que se articule com as demais agendas, de seu território, do Estado, do País e do mundo. É preciso que os municípios se articulem para resolver o problema dos resíduos sólidos. O lixo é questão urgente. Tudo tem que ser feito agora, mas com o olho no futuro.

Uma seqüência de ações destinadas a contribuir com a transformação do pequeno espaço municipal, constituinte do todo formador da Nação. Cuidar da terra, cuidar dos rios, das nascentes, das lagoas, sem descuidar da educação como instrumento de conscientização e cidadania. Se nossos filhos não aprenderem a tratar do planeta, em vão faremos nosso dever de casa. Dever de casa que passa por novidades que nunca intentamos como estimular as Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Esses espaços de natureza intocada e intocável.

Deixando o planeta, a nossa parte do planeta revigorar-se, fortalecer-se com seus múltiplos biomas e mananciais. Mananciais que nos lembram o apoio irrestrito que a Aprece dá ao Pacto das Águas. Iniciativa da Assembléia Legislativa que partilhamos reunião após reunião, ação após ação. E ainda há a luta contra a desertificação, contra a salinização, contra os efeitos da seca e das cheias e outras ações positivas que incentivamos e que premiam os municípios com o “Selo Município Verde”. O selo que nada mais é que a certeza de nosso dever cumprido. Em resumo, uma onda verde está vindo lá do interior. Que ela pinte de verde as estradas do nosso futuro.

* Artigo publicado no jornal Diário do Nordeste em 12 de agosto de 2009 e reproduzido neste site com autorização da autora.

Eliene Brasileiro
– Presidente da Associação Prefeitos do Estado do Ceará – Aprece
aprece@aprece.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here