Se olhar com mais vontade, o fortalezense vai encontrar novas formas de viver a cidade, principalmente, aos fins de semana. Restrita ao programa praia ou shopping center, a população redescobre, aos poucos, o prazer de ocupar novamente as ruas e os espaços públicos.

 

O crescimento de espaços de lazer privados, somado ao aumento da violência urbana, colocou os equipamentos públicos em segundo plano. Em diversos cantos de Fortaleza os vazios ampliavam a percepção de uma Capital solitária. No entanto, com algumas iniciativas do poder público e da sociedade civil os vazios estão sendo preenchidos com o prazer da comunidade de oferecer um novo olhar para a cidade.

     

A Praça dos Mártires (Passeio Público), por exemplo, que foi logradouro para o encontro de famílias no passado, enfrentou um longo período de degradação. Hoje revitalizado, o lugar resgata suas raízes e ressurge como cenário de interação social.


No Anfiteatro do Parque do Cocó, pessoas de todas as idades rendem-se a animação da dança de salão e relaxam em sessões de massoterapia. Outra opção de diversão é fazer trilha ecológica, que voltou a ativa através do Projeto Lazer e Ação no Cocó. A trilha tem início no Anfiteatro, localizado na Avenida Engenheiro Santana Júnior e é finalizada na Avenida Sebastião de Abreu. É lazer sem gastar quase nada.

Retomada

Na análise do historiador Daniel Pinto, há uma tímida retomada da cultura de ocupar espaços públicos. Segundo ele, há muito tempo, as praças eram exemplos de convivência. Com a degradação e o aumento da violência, a população fugiu para espaços que garantissem segurança. “O movimento de resgatar essa cultura ainda é tímido, mas o primeiro passo tem sido dado. Para a população voltar, porém, é preciso que o Poder Público ofereça locais com estrutura e segurança”.


Nesse contexto, a população vai encontrando espaços para ocupar como a Praça Luiza Távora, Passeio Público ou Parque do Cocó. O passeio ciclístico dominical, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, tem atraído, a cada edição, mais participantes.

 

Na Praça Luiza Távora, as pessoas dão nova cara ao equipamento. Enquanto, algumas preferem solitária caminhada, outras trocam experiências nos aparelhos de ginástica do local. Um grupo de jovens explora a beleza do cenário para as fotos de formatura. Moradores aproveitam os espaços e bancos para acompanhar as atividades dos cães. Garotos se juntam para curtir a adrenalina de manobrar os skates. É um retrato de uma cidade heterogênea e viva, acontecendo em todos os cantos da praça.

Ciclismo e um novo comportamento

A bicicleta, que havia perdido terreno para os carros, voltou a ativa. Cada vez mais pessoas aderem ao modal. A Ciclofaixa de Lazer, um programa promovido pela Prefeitura aos domingos, tem atraído pessoas de todas as idades e interessados em se adaptar novamente à bike. Experiente ciclista, o estudante Thiago Nunes explica que o suporte dado a Ciclofaixa de Lazer facilita para quem tem vontade de usar a bicicleta no dia a dia, mas não tem segurança para encarar as vias de Fortaleza. “Com a estrutura dos domingos, essas pessoas podem se adaptar ao modal”, aponta o estudante.


Orientador de tráfego do Via Livre, João Alves da Silva, avalia que o passeio tem dado ao fortalezense uma chance de ocupar as ruas e desenhado um novo comportamento de interação entre as pessoas.


A avaliação é reforçada pela estudante Ana Paula Silva, que ressalta o prazer de voltar a falar com as pessoas nas ruas. “No passeio, a gente para, conversa com outros ciclistas. Gentilezas são trocadas como cumprimentos ou orientações sobre usar a bicicleta compartilhada. Também é uma forma de conhecer algumas partes da cidade, que de outra forma dificilmente conheceria”, destaca Ana Paula.

 
Lazer no Cocó

O Projeto Lazer e Ação no Cocó oferta atividades gratuitas que incentivam a prática de esportes e o contato com a natureza. O projeto é da Secretaria de Esporte do Governo do Estado do Ceará (Sesporte), através do Instituto Vértice. As atividades acontecem no Anfiteatro do Cocó, de 7h às 12h.

 

Genilson Lima, coordenador do evento, explica que o objetivo, além de incentivar práticas esportivas, é motivar o público a sair de casa e trabalhar a interação social. O projeto terá 28 edições, sempre aos domingos. “São oferecidas visitas ao Parque, guiadas por profissionais para descrever a biodiversidade do Parque Ecológico do Cocó e explanar sobre a importância da preservação da natureza”, afirma Lima.

Programação para o próximo domingo (11)

O Piquinique é uma ótima opção para uma diversão diferenciada e o Passeio Público fornece o local e programação ideal para toda a família. Na reta final para os festejos carnavalescos, esta edição trará Oficina de instrumentos musicais para o Carnaval , com Marcos Melo.

Passeio Público – (Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)

Data: Domingo (11), das 9h30às 10h30

Atração: Oficina de instrumentos musicais para o Carnaval

Feira das Artes no Estoril

Os jardins do Estoril darão espaço para a culinária, fotografia e outras manifestações artísticas com a primeira edição de 2015 da tradicional Feira de Artes do Estoril. A partir das 15 horas, o público que estiver presente terá a oportunidade de conhecer e comprar trabalhos de diversos expositores. Os produtos vão desde trabalhos de artes plásticas, decoração, até antiguidades.


Neste mês de janeiro, os expositores serão: Sara Café (madeira e fotografia); Anelice (artesanato); Eurípedes (antiguidades); Elane Fideles (mandalas); Bendita Fortaleza (camisetas e fotografia); Tadeu Diógenes (artes em madeira); Idinha (artes em couro); Petit Gateau (artes em chocolates); André Aguiar (telas); Ricardo Fernandes (mosaico); Vil Metal (vinis); Jonas (brinquedos); Aurea (artesanato); Marcelino (quadros e metais); Anita Fauzen ( desenho) e Gabriela Santos (encadernação).

Feira das Artes no Estoril

Data: Domingo (11), das 15h às 21h


*Crédito foto: Nayana Melo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here