Todas as homenagens que sejam feitas a mulheres ainda são poucas. Elas merecem mais, pelo seu papel na humanidade… O tema é vasto, como incomensuráveis são as virtudes femininas. Reporto-me ao assunto pegando carona na sensibilidade do amigo e confrade Nonato Albuquerque que, na Rádio AM do Povo CBN, aproveitou a aproximação do Dia Internacional da Mulher para destacar as cantoras que marcaram ou ainda marcam época na radiofonia cearense.

Partindo do mote, forcei a memória para lembrar um pouco do tempo em que o rádio dominava. Como não havia televisão, ou ainda não estava popularizadas, quem quisesse ver suas cantoras preferidas pagava para aplaudi-las ao vivo, nos programas de auditório da Ceará Rádio Club PRE-9 ou na Rádio Iracema de Fortaleza – ZYR7, nos altos do Edifício Guarani, que ficava no espaço depois ocupado pelo Beco da Poeira, na Praça José de Alencar.

No programa Fim de Semana na Taba as cantoras preferidas do público eram Ayla Maria (A Voz Orgulho do Ceará) e Ivonilde Rodrigues (O Rouxinol). Os fãs ensaiavam uma disputa entres a duas estrelas, a exemplo do que ocorria no Rio de Janeiro envolvendo Emilinha Borba e Marlene, no tempo em que se escolhia a Rainha do Rádio. Ressalte-se que Ayla Maria chegou a ganhar o título de Princesa do Rádio, recebendo a faixa de Yoná Magalhães, no Rio, onde também, cantando “Babalu”, no Maracanãzinho, foi bisada, e perdeu apenas para Elis Regina que interpretou “Arrastão”… Na época não era fácil gravar disco LP.

Mesmo assim, Ayla viajava ao Recife para, na gravadora Mocambo (Fábrica de Disco Rosemblitz) , gravar Compacto Disco (simples ou duplo) e também Long Play – LP sendo o mais famoso o que gravou com Ivonildo e seu Conjunto intitulado: “Vôo Musical VARIG”, trazendo na capa o retrato de um avião da empresa patrocinadora, e o Clube de Regatas Barra do Ceará (atual Cuca Che Guevara). A “Revista do Rádio” dedicou-lhe capa. Ivonilde casou com Alan Neto, gravou o LP “Eis e Estrela” e hoje, como atriz, integra o elenco da Comédia Cearense após brilhante passagem pelo Grupo Balaio. Ayla também enveredou palas artes cênicas.

Também brilharam ou brilham como cantoras: Terezinha Silveira, Marilena Romero, Isis Martins, Lourdes Martins, Teresinha Fontenele, Fátima Sampaio, Keyla Vidigal, Salete Dias Aidílva, Lúcia Sampaio, Isaíra Silvino (Rádio Assunção – atual Globo) e, mais recentemente, Eliane, Kátia Freitas, Marta Aurélia, Mona Gadelha, Teti, Amelinha, Ana Fonteles, Miss Lene, Kélvia Muniz, Luzirene, dentre outras que me falha a memória. Parabéns D’Alva Stella Nogueira Freire, Nizia Diogo e Rose Espíndola Benevides!

Artigo publicado no jornal O Estado de 5 de março de 2012 e reproduzido neste site com autorização do autor.

* Paulo Tadeu é jornalista – paulotadeus@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here