O seminário “A cidade para quem? Crise estrutural do capital e perspectivas de superação” será realizado em Fortaleza de quarta-feira (7) a sexta (9), no auditório Rachel de Queiroz (Av. da Universidade, 2683 – Benfica) e, no dia 10, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC Sindicato – Av. da Universidade 2346 – Benfica). O encontro pretende reunir os segmentos da sociedade civil organizada, movimentos populares e atingidos diretamente pelos impactos da realização da Copa do Mundo em Fortaleza para um amplo debate sobre questões ligadas ao megaevento.


A promoção é do Comitê Popular da Copa, Centro de Defesa da Criança e Adolescente do Ceará (Cedeca), Diaconia e diversas entidades e movimentos. A pessoa interessada pode fazer a inscrições pelo e-mail cedecaredes@gmail.com informando nome, telefone e local onde atua.

 

Os organizadores informam que, durante o seminário, serão debatidas e denunciadas as diversas violações relacionadas ao megaevento esportivo, como as remoções forçadas de famílias, violação ao direito à moradia e à cidade, participação popular, exploração sexual, violência policial, criminalização dos movimentos sociais e da juventude. A intenção também é traçar um panorama crítico e propositivo sobre os impactos do modelo de desenvolvimento em curso no Brasil.


No último dia do seminário, ocorrerá ainda o Encontro de Juventudes, que objetiva aglutinar as diversas expressões da juventude para debater a forma como essas violações atingem de modo diferenciado a população infanto-juvenil e suas possibilidades de intervenção nesse contexto.

Programação


Seminário “A cidade para quem? Crise estrutural do capital e perspectivas de superação”


Auditório Rachel de Queiroz


  • Dia  07 – 8h – 1º painel: Megaeventos, reformulações urbanas e luta popular/ 18h – 2º painel: Crise do Capitalismo, rearranjo do estado e perspectivas para as lutas sociais;

  • Dia 08 – 8h – 3º painel: Resquícios da Ditadura, violência policial e o recrudescimento do estado penal / 14h30 – 4º painel: Transporte e mobilidade na metrópole do capital / 18h30 –  5º painel: Crise ecológica: O ecocídio do planeta e a saída para a humanidade;

  • Dia 09 – 8h – 6º painel: Relações de gênero, megaeventos e exploração sexual / 18h30 – 7º painel: A cidade para quem? Crise estrutural do capital e perspectivas de superação.



Auditório da ADUFC Sindicato


  • Dia 10 – 8h: Encontro de Juventudes  / 17h: Assembleia unificada dos  movimentos sociais / 20h: Noite Cultural


Com informações da Assessoria de Comunicação do Cedeca. Contatos: 3252-4202 / www.cedecaceara.org.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here