O Instituto do Câncer do Ceará promove, quarta ( 7) e quinta-feira (8),  o III Fórum de Humanização Hospitalar e Voluntariado, tendo como tema “A humanização do cuidar”. O evento integra as comemorações de 70 anos de criação do ICC e será realizado no auditório do Instituto (Rua Papi Junior, 1222, Rodolfo Teófilo), em Fortaleza. As inscrições podem ser feitas na Escola Cearense de Oncologia (ECO), pelo telefone (85) 3288 4653.


O programa, que engloba palestras e mesas redondas, terá a participação de 20 médicos do ICC e de instituições como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estácio de Sá e Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).  A abertura, no dia 7, às 8h30, será com a palestra de Maria de Fátima Bussinger Ferreira, fisioterapeuta e coordenadora do Plano Nacional de Humanização (PNH) do INCA. Ela vai falar sobre “Novas tecnologias e Humanização do Cuidar.”


Outros temas  serem abordados são “Bioética e Testamento Vital na Oncologia”;  “Como humanizar o cuidado do paciente idoso no mundo tecnológico?”; “Assistência espiritual ao paciente oncológico”, sob as óticas católica, budista, espírita, cabalística e evangélica; “Como humanizar a nutrição em pacientes oncológico?”; “Assistência humanizada da equipe multidisciplinar: A realidade nos Estados Unidos da América”; “Promovendo a humanização na formação profissional”; e “Contribuições do voluntariado para o ICC.” No encerramento, quinta-feira (8), às 15h, o Coral do ICC fará  apresentação especial.

 

Para Débora Boni, Superintendente de Responsabilidade Social do ICC, o Fórum será um momento para os médicos palestrantes compartilharem experiências que “ultrapassam o profissional, e proporcionar aos participantes um momento de reciclagem que os levará a enxergar o tratamento oncológico além da assistência médica”, afirma

Com informações do ICC. Contatos: (85) 3288 4653

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here