Numa parceria entre a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador do Estado do Ceará e a Universidade de Fortaleza (Unifor) será lançado nesta terça-feira (6), às 17 horas, no Auditório da Biblioteca da Unifor, o Projeto Café, Cidadania Ativa e Arte.  A iniciativa tem como proposta promover os Direitos Humanos e a Cultura de Paz utilizando-se da arte em suas diversas expressões.  As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.unifor.br e também no local do evento (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz), em Fortaleza. Vagas limitadas.


O projeto pretende abordar temas como a materialização do significado da dignidade humana, o reconhecimento e a valorização das diferenças e das diversidades individuais e coletivas, garantindo, assim, que a cultura dos Direitos Humanos chegue à sociedade por meio do diálogo.


Na abertura do evento, o promotor de Justiça Elder Ximenes fará palestra intitulada “Dom Quixote e as Manchas Sem Arte” e o  juiz federal e escritor Marcos Mairton falará sobre “Dostoiévski, Rachel e Patativa – Direito e Literatura.”


Além das palestras, haverá o lançamento dos seguintes livros:  “Ensaios de Direito Público & Privado”, organizado pelo Prof. José Orlando Ferreira Sousa e o relançamento dos livros: “Tempero” e “Defensoria Pública – Fundamentos, Organização e Funcionamento”, de autoria da defensora pública e professora Amélia Rocha; “Contos, crônicas e cordéis” do juiz federal Marcos Mairton; “A lacuna entre o direito e a gestão do ambiente: os 20 anos de melodia das Agendas 21 Locais”, da doutoranda em Direito e professora da Unifor, Bleine Queiroz Caúla, e “27 páginas antes de dizer teu nome”, da escritora Manuela Monte, dentre outros.


“Esse projeto tem uma dimensão social de extrema relevância na medida em que busca dialogar com a sociedade civil, com a academia e com os poderes públicos com o olhar diferente. Vamos refletir sobre os direitos humanos, mas com o olhar inclusivo da arte, com o olhar que só a leveza da arte pode proporcionar para o diálogo entre esses diversos atores”, afirma a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, Ana Paula Araújo de Holanda.


Para Amélia Rocha, professora orientadora do Projeto Cidadania Ativa, o projeto vai permitir aos participantes compreender o Direito por um outro olhar. “O Direito precisa cada vez aproximar-se das diversas formas de produção de conhecimento – e mais ainda – das diversas formas de compreensão do direito no cotidiano, no que a arte e suas mais diversas expressões, constituem-se um espaço ainda subutilizado, não obstante o seu evidente viés agregador”, diz.

Com informações da assessoria de imprensa da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador do Estado do Ceará – Contatos: 85 3133 3717 / 3133 3718

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here