Todo país, politicamente organizado, conta com instituições inatacáveis que defendem a normalidade democrática e combatem os atos de corrupção, nocivos à vida nacional. Em nosso País, temos a Ordem dos Advogados do Brasil-OAB e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB que podem ser citadas como exemplos, inclusive com papel preponderante no processo de redemocratização. É oportuno ressaltar agora, mais uma participação da OAB, no movimento de combate à corrupção eleitoral, colaborando na coleta de assinaturas a serem apresentadas ao Congresso Nacional como proposta de iniciativa popular. Segundo o presidente da Ordem, Ophir Cavalcante, a proposta será entregue ao futuro presidente da República, que será eleito em outubro de 2010. A intenção da OAB é obter, do candidato eleito, o compromisso de que vai implementar a reforma eleitoral, enfatizando que o sistema atual privilegia poucos, além de propiciar o caciquismo, o clientelismo e o assistencialismo.


Portanto, trata-se de uma iniciativa oportuna, haja vista que existem carências inadmissíveis em setor importante como a educação brasileira, o que não mais deveria existir diante das promessas, em profusão, de determinados políticos. É lamentável o resultado de pesquisa, revelando que apenas duas escolas da rede pública estão entre as 20 melhores do país, de acordo com resultado do Exame Nacional do Ensino Médio-Enem 2009. Entre as 20 instituições com piores médias, 19 são estaduais e 1 é municipal. Entre as mil melhores, 887 são particulares, 85 federais, 26 estaduais e apenas 2 municipais, conforme foi divulgado em 19 de julho de 2010.


Tais dados comprometem a imagem governamental, exigindo que seja implementado um projeto educacional, capaz de reverter tal situação. Porém, é com a erradicação da corrupção no meio político e a eleição de verdadeiros homens públicos que o Brasil poderá alcançar o tão sonhado desenvolvimento e, como não poderia deixar de ser, todos devem apoiar movimentos sérios, patrocinados por entidades, de credibilidade, como a CNBB e a OAB.


* Artigo publicado no Diário do Nordeste de 11 de agosto de 2010 e reproduzido neste site com autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here