Como tudo que é bom precisa ter uma nova edição, o movimento cultural Domingo na Praça confirma a sétima edição no próximo domingo (23), na Praça dos Leões, a partir das 10 horas. Construído de forma coletiva e colaborativa, esse projeto é aberto a todos os tipos de manifestações artísticas e culturais.


A programação inicia com a Dança de Rodas e Cantoria por Rosângela Ampúdia, da Cia Conto e Cantoria, trazendo a cultura das cantigas de rodas, teatro. Nesta edição, haverá a participação de bordadeiras, artesãs e costureiras. O encontro promoverá a troca de experiências e relatos das artes expostas com mini oficinas, bem como de seus respectivos saberes do bordado e literatura.

Histórico

No dia 11 de janeiro, foi realizada a primeira edição do Domingo na Praça, com as apresentações do Coletivo Maloqueria, Dub Foundation Sound System e o Dub Movement. O encontro reuniu cerca de 500 pessoas.


Debatendo o fator histórico da Praça dos Leões, a terceira programação trouxe a relação histórica dos negros com a igreja Nossa Senhora da Rosário – “Domingo na Praça, Brincantes do Rosário”. A programação contou com a apresentação do Maracatu do Solar e com a discotecagem do Dj Amado (Cabo Verde), além do debate “Movimentos de ocupação dos espaços públicos em Fortaleza”, que recebeu convidados representantes de movimentos de ocupação na cidade, poder público, gestores e  produtores culturais.


Desde então, o movimento de ocupação cultural da praça foi crescendo e tomando forma de uma verdadeira celebração ao ar livre, cultivando e colhendo novos amigos e novos olhares sobre a praça.

Objetivo

A Praça dos Leões é um local com inestimável valor histórico e patrimonial pelos prédios ao seu entorno, espaço bucólico, resistente numa cidade que luta arduamente por seu patrimônio e ambientes.


A convivência com a dinâmica da praça, levou um grupo a propor com outras entidades, empresas e cidadãos o desenvolvimento de um Laboratório de Ocupação de Espaço Público, tendo como foco principal a Praça General Tibúrcio. Com isso, foi criada a ação cultural Domingo na Praça.


A ação é realizada de forma colaborativa entre agentes, artistas e entidades incentivando ocupações culturais. A programação do evento acontece uma vez ao mês, sempre na Praça dos Leões. A participação é gratuita.

Serviço

Domingo na Praça #7

Horário: 10h – 16h

Local: Praça dos Leões – Centro de Fortaleza (CE)

Evento no Facebook: http://on.fb.me/1JcFxS2

Evento gratuito e aberto ao público

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here