Arian Muterle (Imagem: Divulgação)
Consultor em finanças pessoais e investimentos concede entrevista à Boa Notícia

 

Em um cenário de novas tecnologias incorporadas rapidamente ao cotidiano social, é possível perceber as grandes mudanças sociais provocadas pela Internet. A criação de novas formas de interação entre as pessoas refletiu em significativas mudanças comportamentais. Um fator destaque nesse contexto são os chamados influencers digitais. 

Diante dessas mudanças, o número de pessoas interessadas em trabalhar on-line tem crescido bastante nos últimos anos. Além disso, se tornar um influencer pode ser uma boa oportunidade para ter uma renda extra. 

Em muitos casos um influencer digital ganha mais do que um médico ou outras profissões que eram tão cobiçadas. Essas novas profissões são dinâmicas e exigem um novo perfil comportamental em relação a como você lida com o seu dinheiro. 

De acordo com uma pesquisa da Época Negócios, o faturamento de um grande digital influencer no Brasil está entre R$ 50 mil e R$ 150 mil. No início, muitos trabalham com permuta, trocando produtos ou serviços gratuitos. Conforme vão ganhando visibilidade, começam a precificar seus serviços e faturar com a produção de conteúdo. 

Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que seis em cada 10 brasileiros admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, e 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. Há também aqueles que precisam recorrer ao crédito para complementar a renda.

Os influencers perceberam que o setor de publicidade de influenciadores não está para brincadeira. Eles entenderam que precisam de consultores em finanças e investimentos para proteger e aumentar o dinheiro que ganham, como é o caso do youtuber Jenn I’m. 

“Precisamos decidir mudar a nossa mentalidade em relação a como pensamos e usamos o nosso dinheiro. Se estamos trabalhando hoje e gastando todo o nosso dinheiro acreditando que vamos nos aposentar e sobreviver o resto da vida com essa renda, pode ser que não venhamos usufruir disso no futuro”, detalha Arian Muterle, consultor em finanças pessoais e investimentos. 

Quais são as “4 Mentalidades do Dinheiro”? 

Percebi que existem 4 principais formas de pensar e agir em relação ao dinheiro onde a maioria das pessoas se identificam. São elas:

Endividado: Está sempre sufocado, faz dívidas para pagar as próprias dívidas e ainda assim continua acreditando que se não for assim nunca terá nada na vida.

Gastador: Está sempre no aperto, não costuma fazer muitas dívidas mas gasta tudo que ganha, sabe aquele famoso sentimento de “aonde foi parar meu dinheiro?”. Nunca terá liberdade porque não planta as sementes do dinheiro, apenas gasta tudo.

Poupador: Gasta menos do que ganha, geralmente pensa assim “Se ganho mil, gasto 800 e guardo 200 para alguma necessidade”. É um perfil mais conservador, acumula uma reserva que promove tranquilidade, mas ainda assim o dinheiro vem todo do seu esforço do trabalho, sem liberdade.

Investidor: Gasta menos do que ganha e separa boa parte para investir e colocar esse dinheiro trabalhar gerando mais renda. Chegará um momento em que a renda dos investimentos se equivale a renda do trabalho, é o momento em que a pessoa pode decidir não querer mais trabalhar e mesmo assim manter o seu padrão de vida, além da renda dos seus investimentos terá todo capital acumulado. Se você não investe para colocar o dinheiro para trabalhar por você, você vai trabalhar a vida toda pelo dinheiro, e mesmo assim correrá o risco de terminar a vida sem ele.

O que fazer quando o dinheiro entra na conta? 

Primeira coisa que sugiro que você faça é sair do modo automático. Quando entrar o dinheiro na sua conta não saia de imediato gastando ou pagando contas, apenas olhe e reflita: como a partir de hoje posso usar esse dinheiro de forma mais inteligente para que consiga fazer com que o dinheiro me proporcione liberdade e não escassez na minha vida?

Comece a “escolher” de forma mais inteligente aonde vai utilizar o seu dinheiro. Uma boa estratégia é criar “categorias” para distribuir um percentual do seu dinheiro de forma mais inteligente. 

Crie um fluxo de caixa, pode ser em uma planilha eletrônica ou até mesmo em um caderno, o importante é que nesse controle você anote tudo que entra e sai do seu bolso, tudo mesmo, assim você vai começar a enxergar oportunidades para melhorar a sua vida financeira e a começar investir.

Como realizar as compras de forma consciente na Black Friday? 

Defina um destino inteligente e recompensador para seu dinheiro, quando você define para onde vai seu dinheiro a tendência de gastar por impulso sem necessidade é menor.

Antes de comprar avalie se existe mesmo a necessidade de comprar esse produto, se você comprar algo que não é realmente necessário para aproveitar um desconto então você não teve desconto, você teve um gasto desnecessário.

É melhor fazer essa compra agora ou se planejar para adquirir ela futuramente à vista e sem gerar um aperto no seu bolso? Essa compra cabe no seu orçamento? Veja se não vai ficar no vermelho ao fazer essa aquisição.

Utilize a estratégia de quanto mais caro o produto mais dias você espera para comprar, se depois de alguns dias você ainda ter a necessidade então comece o processo pesquisando preços, se não, descarte essa compra.

Uma última palavra em relação ao investimento financeiro? 

Não confunda investimentos com sistemas de pirâmide financeira. O que leva as pessoas a perderem tudo que economizaram em sua vida inteira e cair em golpes é a crença de enriquecimento rápido, ou de que para se tornar livre financeiramente é necessário um “golpe de sorte”, fazendo com que arrisquem tudo que tem em promessas falsas de alta rentabilidade. Construir uma vida financeira saudável envolve planejamento, disciplina e boas opções de investimentos para construir essa estrutura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here