Imagem: Acervo Adel

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local, Adel, iniciou as atividades neste mês em um novo escritório no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. O principal motivo da mudança é aproximar ainda mais a gestão de seus parceiros e clientes, além de facilitar a administração técnica e logística de todas as frentes oferecidas. A Adel, que nasceu no Ceará, nos últimos quatro anos cresceu e passou a atuar em todo o Nordeste, estimulando o desenvolvimento local por meio do protagonismo e do empreendedorismo de jovens de comunidades rurais e agricultores/as familiares.

O novo espaço reflete esse avanço estratégico de expansão com planejamentos de projetos e ações, inclusive, para outras regiões do país. De acordo com o diretor executivo da Adel, Adriano Batista, o escritório de Fortaleza surgiu para aprimorar a gestão dos diversos estados de atuação, porém os espaços físicos que já existiam vão continuar.

“Toda a parte de gerenciamento das atividades, que antes ficava em Pentecoste, agora foi transferida para o novo escritório de Fortaleza. Vamos manter a sede de lá para a realização dos programas que oferecemos no município. Também permanecerão ativos o Centro de Formação, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará; os outros dois Núcleos Operacionais, no Rio Grande do Norte e em Pernambuco; além dos sítios de operações que ficam na Paraíba, no Piauí, em Maranhão e na Bahia”, explica.

Sobre a Adel

A Adel é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada no Ceará em 2007 por jovens de comunidades no semiárido do estado. Sua missão é promover o desenvolvimento de territórios rurais por meio do empreendedorismo e do protagonismo de jovens e agricultores. Ela oferece programas e serviços de capacitação, assessoria, oferta de crédito, realização de estudos e consultoria para o desenvolvimento de territórios rurais, especialmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Mais de 20 mil pessoas de várias comunidades  do Nordeste já foram beneficiadas.

Além da Adel, atualmente existem outras 15 mil agências de desenvolvimento econômico local espalhadas pelo mundo, segundo dados da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD). Todas elas disponibilizam vários serviços, além de desempenharem também função de inteligência territorial, expertise adquirida através das experiências vividas na articulação com os atores locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here