Quase todo mundo conhece alguma história de casal que tentou ter filhos sem conseguir e, tempos depois de adotar uma criança, a mulher conseguiu engravidar. Outros, fazem todos os exames físicos e, no entanto, a causa da infertilidade não aparece nem no homem nem na mulher. Para o médico cubano Johan Paz, por trás da chamada Infertilidade sem Causa Aparente podem estar traumas, sentimentos de ansiedade e medos. Especialista em emergência e UTI e com vasta experiência em terapias integrativas ele é responsável pelo Projeto Fertilidade Natural – Criar Vidas que propõe uma abordagem natural e holística para ajudar os casais com dificuldade de gerar filho. “O ser humano é um ser biológico, psicológico, social, energético e espiritual e precisa do equilíbrio total e não apenas biológico.”, diz. Nesta quarta-feira (21), às 19h, ele estará no Instituto Gaia (Rua José Vilar, 964 – Aldeota), onde fará palestra gratuita sobre o projeto. Nesta entrevista ele faz esclarecimentos sobre a infertilidade e dá detalhes sobre o Projeto.


 


Quais são as causas mais comuns de infertilidade?


Johan Paz – A infertilidade, definida como a incapacidade do casal em obter uma gestação após um ano de tentativa, atinge de 15% a 20% dos casais em idade reprodutiva. Em média, um em cada seis casais tem dificuldade para gerar um filho. As causas podem ser masculinas, cerca de 30%, femininas, também cerca de 30%, e conjuntas, cerca de 25%. Em 15% dos casais, não se sabe a real causa da infertilidade. Esses casos são classificados como Infertilidade Sem Causa Aparente. Na mulher, as causas da infertilidade podem estar relacionadas a problemas no colo do útero, ovários, questões relacionadas à imunidade e à idade. Destaca-se aqui a ausência de ovulação e os ovários policísticos. Algumas pesquisas mostram que uma em cada três mulheres com mais de 35 anos tem problemas de fertilidade. Já entre as causas mais frequentes de infertilidade masculina destacam-se a varicocele e criptoquídea, que alteram a quantidade e a qualidade dos espermatozóides. Destacam-se aqui os homens que se submeteram à vasectomia e procuram ajuda para reverter o processo, um número crescente a cada ano. 


 


E quando não há causa aparente para a medicina convencional, que fatores podem estar causando o problema?


Johan Paz – Para mim, as causas determinantes para um desequilíbrio orgânico são as emocionais. Alem disso, há outras condições desfavoráveis como os fatores tóxicos externos, que afetam diretamente a nossa saúde, como os alimentos com agrotóxicos ou industrializados, o álcool, o cigarro e outras substâncias químicas nocivas a saúde.


 


De que forma podemos perceber como as emoções afetam negativamente a nossa sexualidade?


Johan Paz – Entre outros problemas, o desequilíbrio emocional pode causar impotência sexual, perda de lubrificação, falta de prazer, dor durante o ato sexual, lesões e infecções vaginais após a relação, transtornos menstruais e enxaqueca. 


 


Você pode citar alguns exemplos de traumas que podem dificultar a gravidez?


Johan Paz – Dentro de traumas ocorridos no passado, estão violações, maus tratos, relacionamentos conturbados com os pais, perdas por morte de crianças próximas, traição, relacionamentos mal resolvidos… No presente, os traumas podem estar relacionados à infidelidade, cobranças, medo, instabilidade econômica, relacionamentos motivados pelo interesse financeiro, desejo de ter filhos por necessidade, falta de aceitação por parte de uma das famílias… Já com relação aos traumas relacionados ao futuro, há o medo ser mãe solteira, receio de sofrer mudanças estéticas no corpo, medo de perder o filho por conta de doenças/violência. No caso dos homens, há também o medo de que o filho gerado não seja seu. Esses são alguns de muitos traumas que podem interferir no processo de infertilidade.   


 


O que é necessário para converter a infertilidade em fertilidade?


Johan Paz – O primeiro passo é voltar a ter esperança, com paciência e disciplina. O ser humano é um ser biológico, psicológico, social, energético e espiritual e precisa do equilíbrio total e não apenas biológico. Para que o organismo retorne ao equilíbrio e promova a auto-cura, é necessário identificar os traumas, compreendê-los e superá-los. Alem disso, é preciso fazer mudanças na alimentação para diminuir a acidez do nosso corpo. Com relação ao fator energético, é necessário identificar onde foi gerado o desequilíbrio e oferecer terapias para promover a harmonização energética. Quanto ao fator social, é importante afastar o casal da rotina estressante do ambiente urbano e inseri-lo numa vivência mais saudável, em contato com a natureza, recebendo os cuidados que vão possibilitar mais saúde física, mental e emocional.


 


De que forma as terapias integrativas, naturais, podem ajudar nesse processo de reequilíbrio orgânico, energético e emocional?


Johan Paz – As terapias naturais, apesar de não terem seus efeitos comprovados pela ciência, apresentam resultados positivos evidenciados em todo o mundo, o que explica a procura cada vez maior por essas terapias, que tratam o ser humano de forma integral, buscando curar sem causar danos. Há diferentes terapias dirigidas para cada tipo de desordem e que podem ser combinadas entre si para a obtenção de um melhor resultado. Através de terapias como o Desbloqueio Emocional, Reflexologia, Terapia Floral, Reiki, Argiloterapia, Cromoterapia e Terapia Piramidal, é possível alcançar o equilíbrio necessário para o organismo voltar a ter a capacidade natural de se auto-curar.


 


Como surgiu esse projeto Fertilidade Natural – Criar Vidas?


Johan Paz – Durante atendimentos com terapias naturais aqui em Fortaleza, percebi que era muito grande o número de pessoas sofrendo por não conseguir realizar o sonho de ser pai e mãe. Como eu já tinha tido experiências exitosas em Cuba com casais que conseguiram ter filhos mesmo após o diagnóstico de infertilidade, decidi criar um projeto para atender essas pessoas aqui no Brasil e levar esperança a elas.


 


Há casos em que vc pôde constatar casais antes considerados inférteis gerarem filhos?


Johan Paz – Sim. Em Cuba, eu tratei pelo menos seis casais que tinham diagnóstico de infertilidade, ou seja, não conseguiam lograr uma gestação mesmo sem fazer uso de métodos contraceptivos por um período superior a um ano. Depois de dois meses, os resultados começaram a aparecer e eles conseguiram realizar o sonho de ter um filho. No início, elas estavam sem esperança, fragilizadas, traumatizadas, com medo e muitas dúvidas. Mas quando conseguiram finalmente ter o diagnóstico de gravidez não podiam acreditar. Elas não conseguiam descrever com palavras o sentiam. Para mim, foi algo gratificante e motivador. Foi emocionante ver aquelas pessoas realizarem seu sonho. Isso me reafirmou a eficácia das terapias naturais, abrindo uma porta para todas aquelas pessoas que já tinham desistido de gerar um filho. 


 


Como vai funcionar esse projeto aqui no Ceará?


Johan Paz – A idéia é organizar grupos de pessoas que desejem tratar a infertilidade de forma natural e levá-las a um lugar longe da rotina urbana estressante.  Esse lugar pode ser na serra ou na praia, mas sempre valorizando o contato com a natureza, onde eles receberão terapias individuais e coletivas, além de palestras, curso sobre alimentação natural direcionada à fertilidade e atividades de lazer. Eu e mais uma equipe formada por terapeutas vamos cuidar dessas pessoas por um período de sete dias, ensinando-os a manter o equilíbrio biológico, emocional e energético, mesmo após a volta à rotina. Depois disso, o acompanhamento poderá ser feito no Espaço Holístico Santa Teresa de Jesus, em Fortaleza, onde já faço atendimentos individuais. A proposta inicial é realizar o projeto a cada dois meses. 


 


Informações da jornalista Gilda Barroso – (fones: 85 8839 9322 e 9925 5762)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here