Na quinta edição da Marcha pela Vida Contra o Aborto, o tema adoção será discutido. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância da iniciativa de adotar um filho e dos entraves judiciais que dificultam a adoção. Para fazer o alerta sobre o assunto, a ONG Acalanto, único Grupo de Apoio a Adoção do Ceará, participará da marcha. O evento está marcado para 23 de novembro, com concentração às 16h, no aterro da Praia de Iracema, na Avenida Beira Mar.

Em Fortaleza, cerca de 500 meninos e meninas vivem em instituições de acolhimento. Em todo o Estado, apenas 91 crianças e adolescentes estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Enquanto 475 pretendentes à adoção aguardam os entraves na justiça


Segundo a organização do evento, a morosidade nos processos é o grande entrave para fazer com que as crianças deixem os abrigos. A esperança de crianças e adolescentes diminui à medida que o tempo avança. O acolhimento, por lei, não deveria ultrapassar o período máximo de dois anos. Contudo, a realidade é diferente do que dita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Muitos pré-adolescentes e adolescentes chegaram bebês nas instituições de acolhimento e cresceram sem criar vínculos afetivos com a família biológica nem mesmo entrado do Cadastro Nacional de Adoção.


Neste contexto, surgiu a ONG Acalanto, que atua desde 2013, oferecendo apoio jurídico e psicológico a pais adotivos e pretendentes a adoção. A missão da ONG é desenvolver um trabalho de esclarecimento, estímulo e encaminhamento a adoção, evitando o abandono de crianças e adolescentes por suas famílias biológicas, fortalecendo o vínculo afetivo; orientando sobre o processo de adoção e oferecendo suporte através de orientações jurídicas e psicológicas.

Sobre a marcha

O Movimento em Favor da Vida e Não Violência (Movida) incentiva a mobilização de pessoas que defendem o direito à vida desde a concepção e que são contrárias a prática do aborto. O Movida assegura que é um movimento supra partidário e supra religioso que conta com o apoio de instituições e entidades católicas, espíritas, evangélicas, entre outras.


Nesta edição está confirmada a participação voluntária da cantora Elba Ramalho, que seguirá no trio elétrico animando os participantes. Conforme a organização do evento, a população também receberá informações sobre o que é o Estatuto do Nascituro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here