Morto em 28 de janeiro, após ser baleado por quatro homens e um adolescente e perder o controle do carro, o inspetor da Polícia Civil Tonny Ítalo Lima Pinheiro, 28, do 34º Distrito Policial (DP), se transforma agora num símbolo pela não-violência. Ao invés de vingança, a mãe do policial que só portava arma quando estava em serviço e sempre pregou a paz, resolveu transformar sua dor em ação e por em prática as ideias do filho, que acreditava num mundo com mais justiça social, generosidade e alegria.


Glaucia Lima, que também é escritora, servidora pública e mãe de mais um casal de filhos, escolheu o caminho da solidariedade para redescobrir o sentido da vida. A alegria e a solidariedade eram, segundo Gláucia, as principais marcas do jovem Tonny Ítalo, características que também farão parte do Instituto junto com os princípios de fraternidade, solidariedade e voluntariado. De acordo com a mãe, ter um espaço para ajudar ao próximo e onde pudesse realizar trabalhos sociais, era um sonho que Tonny Ítalo acalentava desde adolescente. “Este sonho agora está se materializando, na forma de uma instituição sem fins lucrativos, como Organização de Sociedade Civil de interesse Público, destinada a mobilizar, sensibilizar, atuar e ajudar pessoas, famílias e comunidades de forma socialmente responsável”, informa.


O terreno de cerca de três mil metros quadrados foi uma doação, assim como parte do material de construção que será usado na obra. Mas, ainda há muito a ser feito. “Contamos com a solidariedade de amigos e até de pessoas desconhecidas, que irmanadas na luta pelo fim da violência urbana, fazem doações voluntariamente. Estamos pedindo e recebendo doações de qualquer ordem. Desde material reciclável e de demolição para as obras, objetos, dedicação e carinho para construirmos os Espaços do InsTI”, solicita Gláucia.

 
Funcionamento

I- Espaço Justo:  Contempla e aciona atividades que estão no cerne das principais políticas do Instituto. Suas atribuições se configuram em prestar orientação jurídica e encaminhamento dos assistidos aos órgãos jurídicos e/ou administrativos adequados, a depender do caso. Essa atribuição, por sua vez, será preferencialmente realizada por um advogado voluntário devidamente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.


II- Espaço Saudável: Promove noções de alimentação e práticas em saúde, como medicina integrativa e esportes, além de orientações que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Grupos específicos também serão contemplados, como mulheres (inclusive gestantes), idosos e crianças.


III- Espaço Criação: Compete a este espaço a criação e a execução de atividades de confecção (corte/costura), bordados, bijuterias, artesanatos, bem como outras artes manuais.

IV- Espaço Arte:  Contempla a elaboração e realização de atuações artísticas nas áreas da Música, Dança, Teatro, Artes Plásticas, Cinema etc.


V- Espaço Leitura:  Concentram-se aqui ações e atividades relacionadas à Educação e áreas correlatas, a saber, Literatura, Contação de Histórias, Cordel, Biblioteca, Videoteca, leitura e escrita, línguas, Oficinas de Desenho etc.


VI- Espaço Holístico:  Visa às práticas alternativas, a exemplo de shiatsu, do-in, yoga, tai-chi-chuan, acupuntura, meditação, massagem bioenergética, Reik  etc.  Ademais, inter-relações pessoais de várias vertentes, socialmente responsável, integradas com a natureza, compreendendo os fenômenos em sua totalidade, globalidade, sustentabilidade etc.

Mais informações
http://www.institutotonnyitalo.org/

contato@institutotonnyitalo.org

Com informações da jornalista Silvia Carla Araújo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here