Você conhece alguém que se doou por uma causa? Alguém que acorda todos os dias pensando em ajudar crianças e adolescentes que foram abandonados? Assim é Dona Glorinha. Ela dedicou 55 anos de sua vida para cuidar e amar. Abrigou a primeira criança quando tinha apenas 8 anos. De lá até aqui mais de 2500 já foram acolhidas por ela.

Maria da Glória Nascimento de Lima nasceu em Buíque (PE) em 1945 para desafiar o destino. Mulher pobre, iletrada, retirante, abandonada e torturada na infância, ela transformou sua vida trabalhando para proporcionar uma segunda chance à crianças e adolescentes. Glorinha se auto define como um maçarico, uma pessoa que tem uma vontade inquebrantável de unir o que foi desunido, juntar famílias que não puderam se manter unidas, pelos motivos mais diversos.

Essa história tocante e inspiradora foi cuidadosamente relatada no livro “A Casa da Vida”, da escritora e psicóloga Adriana Kortlandt , que será lançado amanhã na livraria Leitura do Shopping Riomar, às 19h.

O Início

O encontro de Adriana e Glorinha aconteceu por um motivo triste. A psicóloga foi chamada ao abrigo para contornar uma situação. Um dos filhos adotivos foi assassinado e a mãe estava transtornada. Essa mãe era Glorinha! Desde então, aquela mulher e aquelas crianças não saíram mais do pensamento de Adriana. Isso aconteceu há dezessete anos e o vínculo se fortaleceu.

Adriana sentiu necessidade de perpetuar a história da mulher que transformou o nada em algo de valor infinito. “A partir daí, conheci sua obra de acolhimento a crianças em situação de risco, e as duas me fascinaram, a obra e a fundadora. Passei a frequentar o Lar da Criança Padre Cícero, e comecei a me interessar pela trajetória de Glorinha”, explicou a autora.

Em um primeiro momento houve resistência por parte de Dona Glória. Alguns escritores já haviam demonstrado vontade de escrever um livro, mas, não havia interesse por parte dela. Depois de 17 anos de amizade e 15 dias de convivência direta, Adriana conseguiu unir a vontade de desenvolver o projeto do livro com a permissão e a presença da personagem principal.

Para a escritora, a preservação da memória de quem faz a diferença com dignidade e compaixão, é algo muito importante. “Glorinha se doou para a vida acontecer. Ela recebeu uma missão difícil, veio ao mundo sem nada e transformou o nada em uma fortuna. É uma história de coragem, vitória e superação”.

Adriana Kortlandt

Psicóloga clínica e escritora. Em 2009, publicou o primeiro livro de contos, “Almagesto” (finalista do International Latino Book Awards 2013 na categoria melhor livro de ficção em língua portuguesa).Também é co-autora de “Fios da Memória”. Atualmente, mora na Alemanha.

Serviço

Lançamento em Fortaleza do livro A Casa da Vida
Dia:16/03 (sexta-feira) a partir das 19h
Local: Livraria Leitura do Shopping Riomar
R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here