A vocação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em mobilizar a sociedade civil organizada em prol do menos favorecido, vem da época de sua fundação, em 1952, a partir de dom Hélder Câmara, cujo centenário foi comemorado recentemente. No Ceará, o tema levado à discussão pela CNBB, no Banco do Nordeste do Passaré, no período de 12 a 14 últimos, é dos mais relevantes: Vida Sustentável no Semi-Árido Cearense.

As medidas paliativas que vem sendo tomadas pelo poder público, como a distribuição de água em carros–pipa, precisam dar lugar à Transposição das Águas do Rio São Francisco, cujas obras necessitam avançar. É urgente, também a revitalização da Sudene , através da implantação de projetos e programas de desenvolvimento sustentável, proporcionando mais dignidade àqueles que convivem anualmente com as adversidades climáticas.

Ao coordenar a mobilização e construir coletivamente propostas para a resolutividade desse problema secular, a partir de experiências bem sucedidas, lado a lado com a CNBB, temos que lutar por um Ceará mais justo e decente. Só quem convive no semi-árido, sabe bem o que é não ter condições de produzir para comer, ver seus parentes e até animais morrendo de fome e a falta d’água para o consumo humano. É uma cena triste que foi muito bem retratada na música Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

A situação tornou-se mais grave com o crescimento da população. Estatísticas apontam 22 milhões de pessoas, 46% da população nordestina e 13% da brasileira, vivendo na região semi-árida (além do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais). É um território que compreende mais de 900 mil quilômetros quadrados. Dos 184 municípios cearenses, 90% estão em áreas semi-áridas.

E por seu papel importante junto à sociedade, um outro tema já toma conta da agenda da CNBB, a Campanha da Fraternidade/2009, a ser lançada amanhã dia 25, quinta-feira de Cinzas, na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade terá como enfoque “Segurança Pública”, evidenciando o medo da população, que não agüenta mais assistir e ser vítima da violência, cuja superação deste triste contexto poderá ser evitado ou amenizado com o envolvimento responsável de todos os brasileiros em prol da paz.

A palavra de ordem que deve nos mover a partir da Campanha da Fraternidade de 2009, deve ser “vamos, juntos, abraçar as boas causas e superar os momentos difíceis de ontem e de hoje”. 

* Artigo publicado em 25.02.09 no Jornal O Povo e reproduzido neste site com autorização do autor.

Raimundo Gomes de Matos
– Deputado Federal PSDB/CE e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social.
fpassistenciasocial@camara.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here