Foto: Divulgação / Assessoria
A autora e médica oncologista Carolina Gifoni Foto: Divulgação / Assessoria

A sensibilidade de tocar em um tema que dói para crianças e adultos, com delicadeza e a possibilidade de dois finais distintos. A médica oncologista Ana Carolina Leite Gifoni percebeu, em sua experiência tratando pessoas com câncer, que a relação entre a mãe-paciente e os filhos merece especial atenção por parte dos profissionais e demais adultos envolvidos.

Desenhou, então, uma narrativa protagonizada por uma mãe com câncer, seu filho e um amigo dele, cuja mãe também estivera doente. O livro infantil ajuda a elaborar temas como transformações e sintomas, tratamento, amor, medo da perda e morte.

A história conta com ilustrações de Klévisson Viana, artista visual que traduziu em traços e cores a trajetória dos personagens.

A obra será lançada no próximo dia primeiro (01.02.2018), uma quinta-feira, às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar. O evento contará com a participação, além dos autores, dos médicos Markus Gifoni e Álvaro Leite, do professor de Sociologia e Filosofia, André Haguette e do música Cristiano Pinho, que tocará, entre outras melodias, Espacial, de Belchior, acompanhando a sobrinha de oito anos da autora.

Toda a renda da venda do livro será destinada a instituições que tratam de forma beneficente o câncer, como Santa Casa de Misericórdia e Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON).

“Na prática da oncologia, fazemos vínculos mais profundos com o paciente e suas famílias. A partir daí, pensamos o livro para suscitar o debate sobre a questão: como falar a respeito de uma doença grave e seus possíveis desdobramentos, em família, com as crianças?”, afirma a autora, Carolina Gifoni. Ela reforça que o tema diz respeito a pacientes, suas famílias, e especialistas, como pediatras, psicólogos, psiquiatras, educadores, filósofos e os oncologistas.

A Obra

O livro “Mamãe Tem Câncer” conta a história das famílias de Jano e Spero, dois amigos que se conhecem na escola desde o início da Educação Infantil e cujas mães se descobrem com câncer. Eles trocam experiências e se apoiam mutuamente. Os pais procuram de diferentes maneiras explicar às crianças o amor, os sintomas e a questão da finitude da vida.

Os Autores

Ana Carolina Gifoni
Nasceu em 1979, em Fortaleza e, desde 2013, trabalha como oncologista clínica na Cidade. A convivência com famílias e pacientes em tratamento, os vínculos desenvolvidos através dessa relação, a compreensão que o câncer influencia os mais diversos aspectos da vida, levando a preocupações familiares com os aspectos da terminalidade, e a percepção do forte amor que existe entre mãe e filho a levaram a escrever essa narrativa, sua primeira incursão no mundo das letras. “Ficarei feliz se essa história ajudar a diminuir a distância e facilitar a comunicação entre pais e filhos que percorrem juntos essa jornada”, explica.

Klévisson Viana
Escritor, ilustrador, cordelista, artista gráfico e editor, que “nunca quis fazer outra coisa na vida a não ser escrever e ilustrar livros”, conta ele. A paixão pelos livros e narrativas cresceu e, há 20 anos, ele também é proprietário da Tupynanquim Editora, projeto editorial próprio que lança esse título no mercado.

Serviço

Lançamento do livro Mamãe tem câncer
Dia 1° de fevereiro às 19h no auditório do Centro Dragão do Mar

Com informações da Assessoria do Evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here