No Japão, um medicamento tem se mostrado bastante promissor em testes com animais e pode se tornar o primeiro método do mundo capaz de regenerar dentes humanos ou criar um desenvolvimento dentário normal em crianças com ausência congênita dos dentes, denominada Anodontia. Trata-se de uma condição congênita presente em cerca de 1% da população que impede o desenvolvimento dos dentes. Cerca de 10% desses pacientes têm oligodontia, quando faltam seis ou mais dentes naturais.

A descoberta foi feita por Katsu Takahashi, que começou a desenvolver as pesquisas em 2005, na Universidade de Kyoto, quando o cientista conseguiu estimular o crescimento de dentes em camundongos. A partir desses resultados Takahashi está confiante nos primeiros testes em humanos, que devem ser iniciados em breve.

Katsu Takahashi, cientista chefe do departamento de Odontologia e Cirurgia Oral do Instituto de Pesquisas Médicas do Hospital Kitano, em Osaka. (foto: Mainichi/Mirai Nagira)

“A ideia de cultivar novos dentes é o sonho de todo dentista. Trabalho com isso desde a pós-graduação. Eu estava confiante de que seria capaz de fazer isso acontecer”, disse Takahashi, chefe do departamento de Odontologia e Cirurgia Oral do Instituto de Pesquisas Médicas do Hospital Kitano, na cidade de Osaca. “A espécie humana, ao contrário de muitas outras, não pode regenerar os dentes constantemente e o crescimento de um terceiro dente com a perda de nossos dentes adultos revolucionaria a odontologia”, concluiu o cientista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here