Chambinho do Acordeon, ator, cantor e músico, teve seu talento reconhecido ao interpretar Luiz Gonzaga no cinema, no filme Gonzaga: De pai para filho, em 2012. O artista ministra palestra e realiza show gratuito em Fortaleza

 

Para realizar a abertura oficial do São João da União Junina do Ceará, a nova instituição do movimento junino cearense não poupou esforços para trazer o artista a Fortaleza. Admirador das festas juninas, Chambinho afirma adorar esse período, em especial, as quadrilhas juninas contemporâneas, com seu colorido e seus espetáculos.


A União Junina do Ceará promoverá dois eventos com a participação de Chambinho, o Curso de Formação de Jurados e escolha dos Destaques Juninos. Chambinho deve ministrar nesta sexta-feira, 23, a palestra magna abrindo oficialmente o curso de Formação de Jurados 2014, falando sobre musicalidade popular e depois, no sábado, 24, faz show gratuito, no encerramento da escolha dos Destaques Juninos, na Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar.

 

“Luiz Gonzaga é um ícone das festas juninas. As quadrilhas todos os anos fazem homenagens a ele. Nada mais justo do que trazer Chambinho, este grande artista para aproximar ainda mais os amantes da obra do Rei do Baião. Tenho certeza de que o evento como um todo será fantástico. Pela primeira vez uma instituição junina no Brasil realiza algo assim tão grandioso”, entusiasma-se Kiko Sampaio, presidente da União Junina.

Curso de Jurados

A formação de jurados de quadrilhas da União Junina em 2014 acontece no Teatro Carlos Câmara, no Centro de Fortaleza, a partir das 19h da sexta-feira. Com o tema: “Julgamento em pauta: Critérios técnicos de avaliação”, o curso pretende congregar cerca de 300 profissionais e capacitá-los para julgar nos mais de 150 concursos no estado inteiro.  


De acordo com o secretário da União Junina e também palestrante, Aterlane Martins, o curso está focado nos aspectos técnicos de julgamento artístico, ou seja, no que se pode ter como parâmetro objetivo para o julgamento dos espetáculos que as quadrilhas juninas apresentam atualmente. À frente das palestras e debates estão mestres, professores, pesquisadores da cultura popular, membros da Comissão Cearense de Folclore, em sua grande maioria com passagem pelo movimento como ex-brincantes de quadrilhas juninas.

 

Os temas das palestras devem contemplar os quesitos a ser julgados como: figurino, animação e harmonia, casal de noivos, casamento e outros. Dividido em dois dias, o curso deve perdurar o sábado inteiro. Ao final, os participantes farão uma prova teórica e em outro momento uma entrevista para finalmente poder julgar nos arraiás.

 

“Esperamos de nossos jurados um trabalho ético e tecnicamente qualificado. O potencial de conhecimento artístico e cultural eles já possuem, vêm do teatro, da dança, das artes e do movimento junino em geral, o curso ajudará a ter uma visão mais objetiva para o julgamento das quadrilhas juninas.”, avalia Martins.

 
Destaques Juninos

Concorrentes do Ceará estão se preparando para disputar o Destaques Juninos 2014. Até o momento já são cerca de 50 concorrentes entre Casal de Noivos adulto e infantil, Rainha e Princesa. Todas as categorias disputam prêmios e o mais importante, a faixa e o título.

 

A partir das 19h a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura deve se transformar no palco de grandes disputas. Através de baterias e voto direto dos jurados, vão sendo escolhidos os finalistas para delírio do púbico. Durante o concurso a música fica por conta do regional Balanço do Rei, da quadrilha Tradição Serrana, de Mranguape. Ao final da disputa a comemoração recebe a animação da música de Chambinho do Acordeon, cantando os grandes sucessos do São João, com gostinho de Luiz Gonzaga.

 
Serviço

Formação e Seleção de Jurados União Junina 2014

Local: Teatro Carlos Câmara – Centro – Fortaleza

Data: 23 e 24 de maio

Horário: Sexta – 17h e sábado das 07h às 18h com almoço incluso

 

Destaques Juninos

Local: Praça Verde – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza

Data: 24 de maio

Horário: 19h  

Com informações da assessoria de imprensa da União Junina do Ceará

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here