A cada ação, o Instituto Sol tem tentado inserir crianças e adolescentes socialmente, promovendo cultura, saúde e valorização de uma vida saudável ligada à prática de esportes. Em entrevista a Agência da Boa Notícia, o documentarista Paulo Marafon fala sobre os desafios e conquistas do projeto.




Foto: Divulgação / Instituto Sol


Aula de capoeira para adolescentes do Instituto Sol. Escolinha funciona diariamente na Praia do Futuro


O Instituto Sol tem tentado inserir crianças e adolescentes socialmente, promovendo cultura e saúde. Uma das metas é minimizar os danos associados às drogas e trabalhar a valorização de uma vida saudável ligada à prática de esportes, acesso a arte, educação e direitos humanos. O foco do projeto é a transformação social.


Em sete anos de existência, o Instituto Sol busca como objetivo principal a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco da Praia do Futuro. Em entrevista à Agência da Boa Notícia, Paulo Marafon, um dos fundadores do projeto,  fala sobre ações que o projeto contempla, as atividades e o atual panorama do terceiro setor no Ceará.


(Agência da Boa Notícia) Como surgiu o Instituto Sol? O que o fez desenvolver um projeto para crianças e adolescentes?

(Paulo Marafon)   A  Associação Instituto Caminho do Sol é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, criada no dia 23 de abril de 2009 que atua em Fortaleza, notadamente nas comunidades carentes dos bairros, Praia do Futuro I, Praia do Futuro II, Caça e Pesca e Vicente Pinzón, bairros estes entre os mais baixos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humanao) da capital cearense. Dentre os objetivos descritos em seu estatuto, estão o de estimular a promoção da cultura, da educação, da ciência e defesa do meio ambiente. Também chamado de Instituto Sol, surgiu em 2009, de um encontro entre eu e Fernando Revuelta, idealizadores do projeto. Eu andava pela Praia do Futuro, vi Fernando recolhendo o lixo da orla e parei para parabenizá-lo pela atitude. Da conversa, criamos o instituto. Sou documentarista brasileiro e me encantei com as belezas do Ceará. Moro na Praia do Futuro e percebo a degradação de jovens que ali residem, numa das regiões mais pobres e violentas da cidade, apesar do seu apelo turístico. Com o intuito de fazer algo que beneficiasse as pessoas e o ambiente em que vivem, o instituto foi criado para ser uma opção de caminho para os jovens por meio da arte e do esporte, evitando sua entrada e cooptação pelos agentes do crime. Em 2013, vendo um amigo construir uma casa na areia, avistei uma barraca numa parte pouco frequentada da Praia do Futuro antiga e resolvi alugá-la e torná-la sede do Instituto Sol. A barraca está localizada na Avenida Zezé Diogo, 2333, Praia do Futuro, Fortaleza – CE e até hoje é sede do instituto.

(ABN) Como se deram as primeiras ações?

A primeira ação realizada pelo Instituto Sol foi uma exposição fotográfica junto com amigos em um stand de bambu montada em uma barraca de praia. A exposição trazia imagens do estudo realizado pelo cientista japonês Massaro Emoto, no qual este evidencia o efeito que sons, palavras e sentimentos tem para mudar a geometria molecular da água. Fazendo um paralelo, foram também exibidas fotos do cotidiano dos moradores da Praia do Futuro. Nosso foco principal é a educação, educar através da arte, do esporte, da cultura. Atualmente, o Instituto Sol vem se reinventando com a colaboração de voluntários de diversas áreas, buscando um novo aporte de verbas públicas através de editais e consolidando parcerias com a iniciativa privada. Para os próximos seis meses, precisamos executar a reforma estrutural da barraca. Necessitamos de um espaço para guardar documentos e administrar o local, uma sala de aula para atividades de educação, arte e pintura, uma praça de lazer e reforma na cozinha, que está inutilizada com risco de desabamento. Além disso, estamos querendo desenvolver algumas ações, uma delas é levar a criançada para um dia no Beach Park, fazer ação de limpeza das praias, uma feira de troca de brinquedos, as Olimpíadas do Sol e o II Bazar Solidário.

(ABN)  Quantas crianças e adolescentes são atendidas no projeto atualmente?

Atualmente, 100 crianças estão desenvolvendo atividades no projeto.



Foto: Arquivo Pessoal


(ABN) Quais atividades  desenvolvidas?

O Instituto Sol possui as escolinhas de arte e esporte (Capoeira, Dança, Teatro, Futebol, Karatê e Surf), que funcionam diariamente. Semanalmente, ocorrem ações como apresentações teatrais, vivências, oficinas e palestras de educação ambiental. Mensalmente, realizamos eventos com foco em arte e cultura, com apresentações artisticas, musicais, torneios e campeonatos esportivos, além de ações de sensibilização.

(ABN) Quais as metas do Instituto para os próximos cinco anos?

O Instituto Sol quer despertar o potencial inerente da Praia do Futuro, descobrindo as vocações das crianças, adolescentes e jovens da comunidade. Tem como base três dimensões sustentáveis (Social, Ambiental e Econômico-Financeiro) com o objetivo de melhorar o IDH do bairro, elevando a qualidade de vida, criando uma rede de relação com instituições públicas, privadas e de ensino junto com a cidade de Fortaleza, para transformar a Praia do Futuro em um local cheio de vida e paz até 2022. No eixo social, existem as escolinhas de arte, esportes e ações de comunicação comunitária (reuniões, palestras e sensibilização), com intuito de integrar as crianças e adolescentes com a sociedade, estimulando a descoberta da criação e inovação. A prática esportiva minimiza os efeitos da violência e do uso de drogas. No eixo ambiental, trabalhamos na conscientização do uso de resíduos sólidos, utilização de energias renováveis e na construção de hortas comunitárias, em busca de um mundo mais sustentável. No eixo econômico-financeiro, buscamos fazer a inclusão produtiva, através da formação e geração de emprego e renda para as pessoas, despertando a potencialidades da região e realizando indicação profissional, bem como o desenvolvimento do trabalho com economia criativa e venda de produtos para turistas ou moradores.

(ABN) Por que a Praia do Futuro para desenvolver o projeto?

Uma das problemáticas que se faz presente nas mais diferentes dimensões sociais é a crescente violência nos bairros da Praia do Futuro e Vicente Pinzón, com os menores IDHs de Fortaleza. A constatação é de que o uso de drogas agora é um problema de saúde pública, consequentemente aumentando a violência. Essa questão traz para dentro da comunidade a urgência do desenvolvimento de ações que possam minimizar os prejuízos desta prática. Ocupar o espaço público e ociosidade das crianças e jovens com atividades de arte, cultura e esporte com o foco na educação é o nosso objetivo. A Praia do Futuro cresceu com as barracas de praia, que é o principal espaço de lazer, entretenimento e uma ótima geração de renda pra comunidade. Então pensamos: Por que não termos uma Organização da Sociedade Civil em uma barraca de praia? A ideia nasceu de proporcionar entretenimento, lazer, arte, cultura e esporte para a comunidade aproveitando o potencial do lugar. A cada dia, a cada ação, o instituto tem tentado inserir a criança e o jovem socialmente, promovendo cultura e saúde, reduzindo os danos associados as drogas e valorizando uma vida saudável ligada à prática de esportes, acesso a arte, educação e direitos humanos, com o objetivo de transformação social. Em breve, teremos um equipamento de esporte e lazer da Prefeitura de Fortaleza (Areninha), que será construído ao lado do Instituto Sol, no qual poderemos potencializar as nossas atividades.

(ABN) Como o projeto se mantém?

O Projeto se mantém pelo Patrocínio de duas grandes empresas de iniciativa privada. Além disso recebemos doações de pessoas físicas e jurídicas (através de materiais de construção, alimentos, roupas) e a criação de eventos como o Bazar Solidário, apresentações musicais onde parte do dinheiro é destinado ao Instituto Sol.

(ABN) Como você avalia, hoje, o terceiro setor no Ceará?

A educação é a base de tudo, é dela que começamos a enxergar melhor nossa cidade. O Instituto Sol entende que esse é o mote, nossa filosofia. Estão surgindo oportunidades, o terceiro setor está se profissionalizando e as pessoas físicas, jurídicas, governo e instituições de ensino começaram a perceber que estamos todos juntos. Estamos em uma rede e somos todos responsáveis pelo desenvolvimento de uma cidade. Uma cidade é feita de todos os moradores que vivem nela. As drogas e a violência atingem todas as classes sociais, com foco maior na classe de menor renda. Sentir-se responsável pelo desenvolvimento da cidade e fazer algo para mudar isso é o que todo nós devemos repensar. Existem várias Instituições que fazem trabalhos há anos no Ceará. Podemos citar a Edisca como uma grande batalhadora. Penso que ainda falta muita conscientização e sensibilidade das empresas privadas no olhar de uma organização de sociedade civil. Mas, o marketing social e a criação de negócios sociais trouxeram essa profissionalização para o setor, bem como a possibilidades de investir.


Serviço

Instituto Sol

Avenida Zezé Diogo, 2333, Praia do Futuro

Contato: (85) 2181-0551 / 96419697


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here