A aula inaugural do Projeto Vida e Esporte – Futebol edição 2024, iniciativa da Associação Estação da Luz, será realizada nesta quarta-feira, 21, a partir das 9h, no campo do Juventus, no Eusébio.

Atualmente, o projeto Projeto Vida e Esporte – Futebol atende cerca de 200 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, que estão devidamente matriculados em uma rede de ensino e frequentando as aulas. Os alunos participam de aulas teóricas e práticas sobre futebol, além de atividades socioeducativas, recreativas e culturais.

Para além do incentivo à prática do esporte, o projeto, em parceria com o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH), promove um ensino multidisciplinar, oferecendo atividades socioeducativas voltadas ao desenvolvimento social, psicológico, motor e afetivo, criando uma conscientização coletiva e promovendo transformações nas vidas dos jovens, conforme explica Iara Ribeiro, coordenadora social da Estação da Luz.

“O Projeto Vida e Esporte – Futebol é um campo de oportunidades onde cultivamos valores humanos e promovemos o desenvolvimento integral de nossos jovens. No campo do Juventus, no Eusébio, estamos construindo não apenas jogadores, mas cidadãos conscientes e resilientes. Juntos, vamos além do esporte, transformando vidas e construindo um futuro promissor para cada criança e adolescente envolvido”, acrescenta a coordenadora.

O professor Edilson Filho, durante aula do projeto, no Campo do Juventos, no Eusébio.

Edilson Filho, profissioal de educação física e professor de futebol no projeto (no canto esquerdo da imagem), enfatiza o papel do esporte na vida desses meninos e meninas, cujos aprendizados vão para além das quatro linhas do campo. ” A gente quer fazer com que eles e elas pratiquem o esporte, mas também fazer com que todos tenham mais respeito, empatia e amor tanto pelo esporte, quanto pelo próximo para que no futuro, possam ter uma profissão, mesmo que não seja como jogador, que não é nosso objetivo principal, a gente quer contribuir com a formação da cidadania desses jovens”, afirma.

João Gabriel e a mãe Claudia Maria, no Campo do Juventos após a aula do filho, no projeto Vida e Esporte – Futebol.

Para João Gabriel, 13 anos, aluno do projeto desde 2018, a escolinha de futebol trouxe aprendizados não apenas dentro de campo, mas que ele também leva, sobretudo, para dentro de casa, na sua relação com a família. “Eu era um adolescente irritado que não gostava de seguir regras. Tinha muitas vezes que a minha tia me dava conselhos e eu não queria ouvir e hoje eu já passei a escutar mais as orientações dela”, diz  João que, como boa parte dos garotos de sua idade, também sonha em se tornar um jogador de futebol. “Ele mudou muito nesses últimos cinco anos. Em relação ao filho que eu conhecia antes do projeto, hoje ele é uma outra pessoa dentro e fora de casa”, comemora Claudia Maria, mãe do João Gabriel.

Fila de Espera

A demanda pelo projeto ultrapassou as expectativas e existem outras 195 crianças na fila de espera para se juntar ao Vida e Esporte – Futebol. Diante da crescente procura, o projeto busca apoio para ampliar os recursos a fim de expandir sua atuação.

“Enquanto nos esforçamos para atender a essa crescente procura, reconhecemos a importância de expandir nossos recursos. Estamos em busca de novos apoiadores e parceiros que nos permitirão continuar impactando positivamente a vida de mais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Acreditamos que, ao unir esforços, podemos ampliar as oportunidades oferecidas a esses jovens, contribuindo para o desenvolvimento integral”, finaliza Iara Ribeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here