Um idoso de 83 anos voltou a enxergar parcialmente após os médicos do hospital Molinete, em Turim, na Itália, fazerem uma cirurgia de autotransplante inédita no mundo.

O homem, que era totalmente cego há mais de 40 anos por conta de duas diferentes patologias, teve reimplantada toda a superfície ocular (córnea, uma parte da esclera e a conjuntiva) de um de seus olhos.

A cirurgia durou cerca de quatro horas e foi liderada pelo diretor da Clínica Ocular da Universidade Molinete e cirurgião especialista em olhos, Michele Reibaldi, e pelo presidente da Sociedade Italiana de Córneas, Vincenzo Sarnicola

“A verdadeira novidade consiste em ter alargado o transplante de córneas para a inteira superfície ocular, aos tecidos conjuntivos-esclerais, que têm um papel fundamental em permitir o sucesso do transplante em condições particulares”, informaram os médicos em nota oficial.

Sarnicola pontuou que “os olhos cegos com aspectos funcionais não devem ser enucleados, ou seja, sacrificados porque podem ser necessários como peças de troca”. “Nos últimos 20 anos, a fronteira dos transplantes deu passos gigantes e a Itália está em um papel de liderança no mundo”, acrescentou.

Os profissionais informaram ainda que o idoso está se recuperando bem do procedimento, ocorrido há cerca de duas semanas, e que ele consegue reconhecer pessoas e objetos, além de andar de maneira autônoma.

Fonte (Revista Época)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here