Três escolas de São Gonçalo do Amarante e uma de Caucaia serão contempladas com trabalhos de renomados artistas locais, entre eles, Dim Brinquedim, Narcélio Grud e Rafael Limaverde.

Brincar é uma das principais manifestações culturais da infância e é fundamental para o desenvolvimento do ser. Para inserir as artes nas práticas do brincar em unidades públicas de Educação Infantil do Ceará, o projeto Ateliê do Brincar inaugurou ontem, dia 28 de março, os espaços de brinquedos-esculturas e os murais artísticos em três escolas de São Gonçalo do Amarante e uma na escola Anacé, em Caucaia.

 

O projeto conta com a participação de renomados artistas cearenses. Os brinquedos-esculturas têm a assinatura do artista brincante Dim Brinquedim e de Narcélio Grud, conhecido por sua arte urbana. Já os murais artísticos são feitos pelo artista visual Rafael Limaverde. Ele realizou uma oficina de desenho com as crianças e depois reproduziu os trabalhos feitos pelos estudantes nos muros da escola. São obras para contemplar e brincar, além de embelezar o ambiente educacional.

 

O Ateliê do Brincar é composto por duas fases. Após as inaugurações dos espaços, o projeto segue com oficinas e consultorias em arte-educação para o corpo docente das escolas atendidas. As crianças desfrutam de oficinas lúdicas com os arte-educadores. A proposta é correlacionar a arte e o brincar nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento do ser e para a democratização do acesso às artes e à cultura junto às infâncias.

 

O projeto realiza ainda, do dia 22 a 26 de maio, um seminário virtual e gratuito para educadores sobre arte e brincar na educação infantil. O seminário é composto por cinco webinars no canal do YouTube da Invento Produções Culturais e conta com especialistas renomados a nível nacional. A programação e a inscrição estarão disponíveis, em breve, pelo site: www.ateliê brincar.com.br.

 

“Iniciamos o projeto em 2021 e, com essas inaugurações em 2023, iremos entregar um total de 15 brinquedos-esculturas, 10 murais, 5 oficinas para educadores, 30 oficinas para crianças, 74 horas de consultoria, beneficiando mais de 1 mil crianças”, explica Osiel Gomes, idealizador e diretor do Ateliê do Brincar.

 

Realizado pela Invento Produções Culturais e pelo Ministério da Cultura, o projeto é patrocinado pela Votorantim e pela DSM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com a parceria da BG Soluções Sociais e da Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante.

 

Dim Briquedim

Antonio Jader Pereira dos Santos, o Dim Brinquedim, é um artista brincante brasileiro. Natural de Camocim, no Ceará, ele conta que sempre foi muito curioso, e desde criança estuda mecanismos. Muitas das suas peças são junção de vários mecanismos, que descobre ou que inventa de acordo com o movimento que quer dar. Seu trabalho é referência para trabalhos e vivências educativas e é abordado em pesquisas acadêmicas e até em livros didáticos.

 

Narcélio Grud

Narcélio é um artista cearense conhecido, principalmente, por sua arte urbana através do Festival Concreto, que leva para Fortaleza artistas do mundo todo. Além disso, trabalha também com outras vertentes artísticas, com as esculturas sonoras, em busca de novos modos de fazer e expressar sua arte.

 

Rafael Limaverde

Nascido em Belém e naturalizado cearense, começou sua carreira como cartunista. Paralelo a carreira como ilustrador, passou a trabalhar com xilogravurista e, em 2000, fez sua primeira exposição de gravura intitulada “Xilofagia” composta por impressões cujo o tema eram figuras e manifestações do universo sertanejo. Se formou em 2009 em Artes Visuais pelo IFCE. Fez parte do Grupo Acidum e atualmente trabalha com design, xilogravura, intervenção urbana e ilustração de livros infantis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here