O prédio do Colégio Cearense, que é um patrimônio histórico da cidade, será restaurado em sua antiga forma e abrigará um novo campus do Centro Universitário Estácio. A previsão é de que o campus comece a funcionar no primeiro semestre do próximo ano. Segundo a reitora profa. Ana Flávia Chaves, a escolha do local para a instalação da quarta unidade da instituição em Fortaleza deveu-se a uma pesquisa de mercado e análise da origem dos alunos. “Estamos respondendo a um anseio de nossos estudantes, que é a facilidade de acesso, além da oportunidade da Estácio em colaborar com o município para revitalizar um importante bairro da cidade, o Centro”, afirmou.


A nova unidade funcionará durante os turnos da manhã, tarde e noite, com a opção de seis cursos: engenharia civil e de produção, administração, ciências contábeis, arquitetura e gestão de recursos humanos. O Brasil registrou neste ano mais de 7 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Estácio atua em 22 estados e no Distrito Federal, onde possui 468,9 mil alunos matriculados, divididos em 39 instituições de Ensino Superior e 84 campi, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades.


O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará tem se dedicado à pesquisa e à elaboração de propostas de Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural Edificado de Fortaleza. “Atualmente, temos considerado seriamente a questão da preservação e memória da Cidade de Fortaleza, realizando projetos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade voltados ao tema Preservação de Bens Culturais”, ressalta a reitora.


Por iniciativa dos alunos, alguns projetos já estão em análise, como o levantamento das instalações da Escola de Música Luís Assunção, Bem Tombado em nível municipal, para uma obra de restauração, e outro projeto para o restauro e conservação de instituições religiosas da Capital.


O projeto mais recente é o de preservação para realizar a documentação do antigo Colégio Cearense. Com o apoio do quadro de professores do Curso de Arquitetura e dos alunos envolvidos, foram conferidas plantas, construídas fachadas, cortes e maquetes eletrônicas, que servirão de base para a realização de estudos e, ainda, propostas de projetos de restauro e conservação.

Sobre o Colégio

Em 1917 os padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé conseguiram levantar a sede do colégio, localizada na Avenida Duque de Caxias, que chegou a abrigar 5,2 mil alunos na década de 70, deixando de funcionar em 2007, após 90 anos de atividade.

 

Com informações da assessoria de imprensa do Centro Universitário Estácio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here