Acontece nesta sexta-feira (16) a inauguração da Creche Pleno Viver, na comunidade Alto Alegre II, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. A unidade é a primeira filial da Fundação Terra no Ceará e vai atender 138 crianças, entre quatro meses e três anos e 11 meses. A programação começa às 9h, com uma missa celebrada pelo fundador da instituição, Padre Airton Freire. Em seguida, o público assistirá às apresentações do coral infantil “Música para o Alto”, formado por crianças da comunidade, e do Maracatu Sinhá da Terra, com crianças de Arco Verde (PE).




A construção da Creche Pleno Viver é resultado não apenas de uma necessidade da comunidade, mas, principalmente, de um sonho que foi compartilhado entre pessoas que acreditam na superação de um quadro desfavorável, social e econômico.


A obra, coordenada pela Fundação Terra no Ceará, nasceu, segundo a coordenadora Valéria Quinderé, de uma inspiração do Padre Airton, idealizador da entidade, cuja sede geral fica na periferia de Arcoverde, cidade no semiárido de Pernambuco. Conforme Valéria, o religioso ficou sensibilizado com as necessidades da comunidade cearense e idealizou a construção da creche. “Por isso a escolha do nome, queremos oferecer um pleno viver a essas crianças”, destacou Valéria.


De acordo com a coordenadora, a partir da inspiração do padre, um mutirão se formou para ajudar na construção e dividir entre si esse sonho. “Cada pessoa desse mutirão tem uma grande participação na construção da creche, cada uma carregou um tijolinho”, afirmou.

Atendimento

O período de atendimento será integral, contando com psicólogos, pedagogos e professores, além de outros profissionais. “Precisamos focar nessa faixa etária, entre quatro meses e três anos e 11 meses. As creches mantidas pelos governos atendem crianças a partir de quatro anos. Então precisamos proteger a faixa inicial, que precisa ser preparada”, explicou Valéria Quinderé.

Doação

O terreno onde foi construída a creche foi doado, em comodato por 25 anos, pela Prefeitura de Maracanaú. A doação, após esse tempo, pode ser renovada. Conforme Valéria, parte das vagas da creche já está destinada as crianças que são filhas das participantes do projeto Bebê da Terra. O restante das vagas será definida através de seleção, a ser realizada pela Associação Aracê, formada por pedagogas e psicólogas que trabalham há 10 anos na comunidade. “A comunidade tem necessidade de atendimento para 600 crianças. Infelizmente não dá para absorver todas. A Associação Aracê fará a seleção através de alguns critérios. A intenção é que as crianças mais necessitadas sejam integradas a creche. A comunidade está avisada e já tem muitas mães nos procurando”, resumiu Valéria.

Arquitetando sonhos

A Fundação superou outra dificuldade, a de trabalhar as ambientações da creche. Desde o início, explica Valéria, a obra contou com parcerias importantes. Contudo, ao final já não havia recursos para focar nos ambientes. Neste contexto nasceu o projeto Arquitetando Sonhos. “A Magis Incorporações nos ajudou sempre, entrando com material de construção e até serviços de engenharia. O Deda Studart é filho espiritual do Padre Airton e sempre apoiou o trabalho da Fundação. Na fase de finalização, não sabíamos como iríamos cuidar das ambientações, pois não havia dinheiro para isso. O Deda fez a ponte com vários arquitetos, abrindo um espaço para que pudéssemos convidar os profissionais. Então 27 arquitetos atenderam ao convite, adotando um ambiente cada para ser trabalhado”, recordou.


Ao todo, o projeto de ambientação chegou a oito salas (entre elas berçário, biblioteca e lactário), que receberam móveis e decoração apropriada.

Sobre a Fundação Terra

 A instituição foi fundada por Padre Airton Freire e há 30 anos atende pessoas em situação de risco no semiárido pernambucano. Mais recentemente, chegou ao Ceará, com a primeira unidade da Fundação no estado localizada em Maracanaú. O início do funcionamento desta nova unidade está previsto para o próximo mês.


Na creche serão atendidas 138 crianças com idade entre 4 meses e 3 anos e 11 meses, moradores do Alto Alegre II. O espaço disponibiliza, além dos espaços ambientados pelo Arquitetando Sonhos, playground, anfiteatro, casinha de boneca e outras salas para atividades externas. As crianças serão atendidas em tempo integral.

 
Outros projetos

No Ceará, a Fundação Terra atua focada na educação, porém, desenvolve outros projetos de assistência social e evangelização, lembrando que a instituição trabalha em conjunto com a Igreja Católica. No Estado, a Fundação chegou através da construção da Capela Nossa Senhora da Conceição, em Alto Alegre II.  Segundo a coordenadora da Fundação Terra no Ceará, a partir dessa obra, os grupos Terra foram descobrindo outras demandas da comunidade.


Tendo as necessidades sociais como um novo ponto de partida, os grupos foram organizando mais projetos. Surgiram, então, trabalhos como Bebê da Terra, que auxilia gestantes da comunidade, Evangelização, preparando crianças para o catecismo, e o Perseverança, que trabalha com os jovens após o catecismo, com objetivo de orientá-los para a vida, além de outros projetos.

Serviço

Inauguração da Fundação Terra (Creche Pleno Viver)

Data: 16 de janeiro

Horário: 9h

Local: Rua Seis, 2055 – Alto Alegre II – Maracanaú

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here