As cinco apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de novembro, em Fortaleza, no dia 02 de dezembro, em Orós, e nos dias 03 e 04, em Icó




Foto: Divulgação / Fundação Raimundo Fagner


O concerto apresenta em seu contexto uma correlação com os reinos renascentistas


A Fundação Raimundo Fagner apresenta em novembro e dezembro o Concerto de Música Ibero-Americana, com direção musical de Ezequiel Moreira. A programação acontece em Fortaleza, Orós e Icó, somando cinco apresentações. A abertura será em Fortaleza, nos dias 25 e 26 de novembro, às 17 horas, no Foyer do Theatro José de Alencar. No dia 02 de dezembro, a apresentação será às 19 horas, na Igreja da Matriz de Orós e nos dias 03 e 04, também de dezembro, o grupo se apresenta às 19 horas no Teatro da Ribeira, em Icó.

 

O Concerto de Música Ibero–Americana é resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto de Formação e Difusão Artística da Fundação Raimundo Fagner e do premiado Programa Aprendendo com Arte, visando a inclusão sociocultural, além de sensibilização para a história da arte e suas linguagens, em especial a música.

 
Resgate

Com este concerto, a fundação refaz seu percurso de 16 anos, com um resgate e uma leitura histórica da música. Partindo da Renascença até início do Século XIX, fazendo um passeio histórico nos períodos musicais, cruzando o Atlântico e atravessando os mares do tempo e da distância para apresentar uma viagem musical que se inicia em Portugal do século XVI e desembarca no Brasil do século XIX.

 

O repertório segue do período renascentista lusitano; dos pifes estridentes do nordeste colonial; ao batuque de negros que clamaram sua liberdade no fim do Romantismo.  Entre os compositores, obras de António Carrera, Spix e Martius, Luís Álvares Pinto, entre outros. Uma mistura harmônica onde todos os educandos/artistas e envolvidos representam a figura de uma pátria formada de muitas cores e ritmos.

 

O concerto apresenta em seu contexto uma correlação com os reinos renascentistas que correspondem hoje à nação Portuguesa. Revelam-se também elementos que ainda refletem em nossos costumes musicais, heranças que serão apresentadas em canções e peças instrumentais como villancetes, oratórios, ofícios religiosos, lundus, modinhas e a canção nacionalista.

 
Fundação

A Fundação Social Raimundo Fagner foi criada em Abril de 2000 na cidade de Orós, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. Em 2003 inicia suas atividades no bairro do Parque Itamarati, na periferia de Fortaleza. Atualmente atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos de idade.

 

As ações da FRF são desenvolvidas através do Projeto Aprendendo com Arte, que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas nas diversas áreas artísticas, sendo a música o foco principal de suas ações.

 
Serviço

Concerto de Música Ibero-Americana da Fundação Raimundo Fagner

Fortaleza


Data: 25 e 26 de novembro

Horário: 17 horas

Local: Foyer do Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza)

Orós

Data: 02 de dezembro

Horário: 19 horas

Local: Igreja da Matriz (Travessa da Matriz, s/n, Alto dos Custódios, Orós),

Icó

Data: 03 e 04 de dezembro

Horário: 19 horas

Local: Teatro da Ribeira dos Icós (Rua 7 de Setembro, s/n, Icó)


Classificação etária: livre.

Duração: 40 minutos.

Entrada: gratuita.

Informações: (85 )3274-3726. www.frfagner.com.br.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Social Raimundo Fagner

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here