O evento será realizado, pela Agência da Boa Notícia (ABN), por ocasião da entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2016, na próxima quarta-feira (9), às 19 horas, na Fiec.



Foto: Agência da Boa Notícia


Considerando que o Jornalismo se alicerça em um processo de informação democrática e construção da realidade, o que seria, então, a boa notícia? O conteúdo que profissionais de comunicação produzem, hoje, é o que a sociedade quer consumir ou estão oferecendo um produto que gera desconfiança, ódio, desesperança e medo? Essas e outras questões sobre a construção da boa notícia serão debatidas no Fórum Comunicação e Pauta Positiva – um olhar sobre os processos de produção dos meios e a interpretação da sociedade.


O evento será realizado, pela Agência da Boa Notícia (ABN), por ocasião da entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2016, na próxima quarta-feira (9), às 19 horas, no Auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias (Fiec).


A entrada é gratuita. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail boanoticia@boanoticia.org.br. Devem ser enviados os seguintes dados: nome completo, local de trabalho ou estudo, telefone e e-mail. Os interessados em assistir ao fórum devem informar, ainda, se desejam receber o certificado de participação.

Fórum

Segundo a diretora de Comunicação da ABN, jornalista Ângela Marinho, a instituição, a cada ano, traz uma discussão para aprofundar a visão sobre a cultura de paz pela comunicação.  “Neste ano, nossa proposta é voltada para a inspiração maior da nossa identidade: boa notícia. A construção do nosso projeto está fundamentada no incentivo à divulgação de boas notícias. Mas o que seria boa notícia? O conteúdo que nós, profissionais de comunicação, produzimos hoje, é o que a sociedade quer consumir ou estamos oferecendo um produto que gera desconfiança, ódio, desesperança e medo? Como podemos construir pautas positivas se manipulamos a informação em nome das conveniências, se expomos a humilhação do desempregado para provocar emoção no telespectador, se exibimos o sofrimento de quem perdeu um ente querido para uma bala perdida ou o seu filho para as drogas, sem pedir licença?”, questiona Ângela.


Para refletir sobre o tema, a Agência da Boa Notícia traz o jornalista Rinaldo de Oliveira, diretor do site SoNoticiaBoa, como palestrante do evento. A filósofa e jornalista, Fátima Medina, e o advogado Marcos Colares serão os debatedores do fórum, que contará, ainda, com a mediação da diretora de comunicação da ABN.

Sobre os convidados
Rinaldo de Oliveira – Foi chefe de reportagem na Rádio CBN (Globo/Excelsior); trabalhou como repórter na TV Manchete/RedeTV; como sub-chefe de reportagem na TV Cultura; foi editor e editor executivo no SBT; pauteiro na TV Record e produtor na TV Globo/Fantástico. Em Brasília, a partir de 2004, trabalhou como repórter nacional na TV Cultura; foi editor-chefe na TV Justiça, repórter na TVJB, e editor na TV Globo. Foi repórter nacional do jornal da noite na TV Band e apresentador da segunda edição do telejornal BandCidade. Em 2009, criou o blog rinaldogoodnews, que em 2011 deu origem ao portal SóNoticiaBoa.

Fátima Medina – É jornalista pela Universidade Estadual da Paraíba. No Ceará, exerceu o jornalismo na Rádio O Povo, Rádio O Povo/CBN, TV Ceará, TV Cidade, assessora de imprensa da Secretaria de Educação do Município, no Gabinete do Prefeito e assessora de imprensa do Instituto Doutor José Frota. Nos últimos tempos dedicada à academia, é mestre em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, professora do Centro Universitário Estácio do Ceará e da Universidade de Fortaleza. É coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria de Comunicação do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Marcos Colares – É doutor em Educação, mestre em Sociologia, sociólogo, advogado, autor de vários livros e artigos em direitos humanos, gênero, sexualidade, direito da criança e do adolescente e movimentos sociais. É professor no curso de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará e no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Prêmio Gandhi

A Agência da Boa Notícia é uma organização não governamental que estimula a cultura de paz através da comunicação, para fortalecer o compromisso com a valorização da vida na notícia. Tem no Prêmio Gandhi de Comunicação a culminância das suas atividades anuais. São 10 categorias voltadas para profissionais de comunicação, jornalistas, radialistas, publicitários, estudantes de Jornalismo, de Publicidade e produtores de conteúdo on line. A premiação fortalece a relação com os profissionais e estudantes das áreas da Comunicação Social e reconhece a contribuição dos trabalhos publicados no período, engajados na prática da cultura de paz na sociedade.

 
Serviço

Fórum Comunicação e Pauta Positiva e solenidade de entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2016

Data: 9 de novembro de 2016

Horário: 19 horas

Local: Auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) – Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota – Fortaleza/Ceará.

Mais informações: (85) 3224-5509 e boanoticia@boanoticia.org.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here