Além das palestras, programação do evento contou com plantio de mudas

Durante dois dias, a 17ª Edição do Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental promoveu um debate sobre a importância da sustentabilidade no meio empresarial. O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22, contou com a participação de alguns dos principais representantes do tema no país. A iniciativa do Fórum é do Instituto Tecnológico Hidroambiental Cultural Esportivo e Social do Brasil (IHAB).

Em recente pesquisa divulgada pelo Sebrae, o número de micro e pequenas empresas que adotam medidas sustentáveis subiu para 74% em 2022, mas para o presidente do IHAB, Clodionor Carvalho de Araújo, ainda é preciso avançar muito em prol da preservação do planeta. “Além da conscientização das empresas, nós também temos que informar e divulgar o conhecimento sobre os temas relacionados à sustentabilidade, inclusive no meio empresarial. Dessa forma nós vamos alcançar o bem-estar do nosso planeta e preservar um futuro para as nossas gerações”, afirma.

O evento contou com a participação dos palestrantes: Petrônio Ferreira Soares – Fundação Nacional de Saúde – FUNASA; Ricardo Harduim – Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade; Jacqueline Guerreiro – Rede Brasileira de Educação Ambiental; Nizomar Falcão Bezerra – Ematerce; Maria Cristina Crispim – UFPB – Departamento de Sistemática e Ecologia; Constantino Frate Junior – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do – SEDET CE; Ana Lícia Patriota – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU); Ramon Flávio Gomes Rodrigues – SRH / COGERH – Ceará; Fernando Nunes – UFC; Cláudio César Aguiar Cajazeiras / Itabaraci Nazareno Cavalcante – Serviço Geológico do Brasil – CPRM-REFO / UFC – DEGEO; Gheivon Raunnly da Silva – UFPB – PRODEMA.

Além das palestras, de forma simbólica, a programação contou com o plantio de mudas de árvores nativas para a compensação de carbono, um dos assuntos comentados no encontro da COP27. Foram plantadas cerca de 20 mudas. O momento contou com a parceria da URBFor (Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza), representada pelo superintendente José Ronaldo Rocha Nogueira e pelo gerente Raphael Martins.

O Fórum

O Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental é uma iniciativa donstituto Tecnológico Hidroambiental Cultural Esportivo e Social do Brasil (IHAB), com a proposta de discutir temas de relevância mundial e local em prol da preservação do meio ambiente, projetos inovadores na área e a convivência saudável, sustentável e harmoniosa Homem-Natureza.

A Responsabilidade Ambiental, tratada no final do século passado como um modismo, assume, no século 21, caráter estratégico passando a ser fator determinante nas relações políticas e econômicas entre nações e empresas e seu desenvolvimento, enquanto prática, requer envolvimento de todos os setores da sociedade.

Os estudos dos impactos ambientais envolvendo todo o ciclo de vida de produtos e serviços, em toda a cadeia produtiva, estão motivando o estabelecimento de tratados, acordos, legislações e normatizações, colocando as questões ambientais definitivamente na agenda e estão provocando profundas modificações nas relações econômicas tanto a nível local como intercontinental, em todos os setores da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here