Até o momento, são 32 pedidos em junho, contra 91 no mês de maio, segundo dados do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE).

 

Fortaleza registra uma queda de 65% no número de pedidos de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre os meses de maio e junho de 2021, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (22) pelo Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE).

Até o momento, são 32 pedidos em junho, contra 91 no mês de maio. A queda observada acontece após três meses de alto nível, com março registrando 107 pedidos, e abril, 98 solicitações. O levantamento leva em conta os pedidos por vaga em leitos feitos na Justiça por parte dos assistidos vulneráveis socioeconomicamente.

A defensora pública do Nudesa, Karinne Matos lembra que, apesar da redução, as pessoas não devem diminuir os cuidados com relação à doença.

“Estamos recebendo solicitações de leitos de UTI de transferência num número bem menor, tanto para Covid-19, mas agora para outras comorbidades. Isso talvez seja o reflexo da diminuição dos casos e do avanço da vacinação, pelo menos da queda do número de ocupações dos próprios leitos específicos, mas não quer dizer que a sociedade deve abrir mão de todos os cuidados. A Defensoria Pública continua atenta a todas essas solicitações”, ressalta.

Conforme dados do IntegraSus, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualmente o Ceará está com 76% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here