Evento é organizado pelo CVV como parte das ações do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e é precedido por um debate sobre a abordagem do suicídio pela mídia.



Foto: Reprpdução / Facebook Setembro Amarelo


Já há muitos anos, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Para aproveitar a data e divulgar a causa da prevenção do suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza desde 2011 um Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, estimulando o debate, a difusão e a conscientização sobre o assunto. O Simpósio Internacional ocorre anualmente, sendo cada edição em uma cidade diferente. As edições anteriores ocorreram em Guarulhos, São Paulo, Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro. Pela primeira vez na região nordeste, Fortaleza receberá o evento no dia 9 de setembro, das 14 às 18 horas, no Hotel Recanto Wirapuru, bairro do Castelão. É gratuito e aberto ao público.


No dia anterior ao simpósio ocorrerá a terceira edição de um debate sobre a abordagem do suicídio pela mídia, com a presença de jornalistas para comentar as dificuldades de se tratar o tema de forma esclarecedora na imprensa.

Conscientização

Todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas. São dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que causam espanto, mas retratam uma realidade de tabus e mitos.


Há diversos esforços para levar conscientização sobre esse problema de saúde pública. Somente por esse caminho com esclarecimento e o estímulo às pessoas falarem abertamente sobre a questão, é possível reduzir essas tristes estatísticas. Um marco importante foi a definição de 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, quando profissionais de saúde, população e movimentos organizados pela vida se movimentam pela causa.


“O problema é mais comum do que se divulga, mas muitas ações de prevenção podem ser feitas sem grandes investimentos”, comenta Robert Paris, voluntário e presidente do CVV, entidade sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio há 54 anos. Segundo a OMS, 9 em cada 10 casos de suicídio podem ser prevenidos, mas a principal barreira para se atingir essa estatística é quebrar o tabu em torno do assunto. “É preciso falar abertamente sobre suicídio. Seja em família, nas escolas, ambiente de trabalho, igrejas ou na mídia”, explica Robert. “Tem que se tornar tão natural quanto falar sobre câncer ou doenças sexualmente transmissíveis, pois são, igualmente, situações que podem levar à morte ou a sequelas permanentes, mas têm prevenção que começa pela conscientização.”

Temas

Os temas e palestrantes do VI Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio são:

Fábio Gomes de Matos e Souza – Médico psiquiatra da Universidade Federal do Ceará, mestre em farmacologia e doutor em psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. Membro do corpo editorial da Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, da Revista de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e do Jornal da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ele vai falar como prevenir suicídio através de um plano articulado da sociedade.


Carlos Henrique de Aragão Neto – Psicólogo Clínico com formação Humanista e especialização em Tanatologia. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí com o tema “Tentativa de suicídio em Teresina”. Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília com o tema “Relação entre automutilação e comportamento suicida”. Membro da IASP (International Association for Suicide Prevention), da ISSS (International Society for the Study of Self-Injury) e ex-voluntário do CVV. Carlos Henrique vai discutir a busca de sentido como fator de proteção ao suicídio.

 

Marco Antonio Campos – Psicólogo, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Chile,  mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, presidente da Fundación Vínculos e representante do Chile na Associação de Suicidologia para América Latina e Caribe. O psicólogo vai destacar as novas perspectivas para a atenção aos sobreviventes de suicídio.

 

Enrique Bessoni – Psicólogo, mestre em Psicologia Clínica e Cultura, Analista Técnico do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Fiocruz Brasília.  


Larissa de Andrade Gonçalves –  Psicóloga com especialização em Políticas Públicas e Gestão Participativa, Analista Técnica de Políticas Sociais em Saúde do Ministério da Saúde. Os dois psicólogos discutirão o suicídio como uma questão de saúde pública.

Saiba mais

No crescente dessas iniciativas públicas, o CVV busca a mobilização popular pelo terceiro ano consecutivo para a realização do Setembro Amarelo. Na mesma lógica do Outubro Rosa e Novembro Azul, o objetivo é chamar a atenção das pessoas à problemática do suicídio e estimular a conversa sobre a questão.


Em 2015, o Setembro Amarelo conseguiu iluminar pontos turísticos e de destaque em todas as regiões do país, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional e a Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, o estádio Beira Rio em Porto Alegre, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, o Palácio Campo das Princesas em Recife e a Ponte Anita Garibaldi em Laguna (SC). Houve também um grande número de caminhadas, passeios de motos e outras intervenções em locais públicos com a mesma finalidade.


Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover motoata (passeio de motos) com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para o e-mail setembroamarelo@cvv.org.br poderão ver o material compartilhado na fanpage do Facebook do CVV (https://www.facebook.com/cvv141)  ou (https://www.facebook.com/setembroamarelo).

Sobre o CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

Desde setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente no estado do RS.


É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.  


Mais informações
cvv.org.br
facebook.com/cvv141  

Serviço

VI Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio

Data: 9 de setembro de 2016

Horário: 14 às 18 horas

Local: Hotel Recanto Wirapuru – Auditório Benedito Dias Macedo

Endereço: Avenida Alberto Craveiro 2222, Castelão

Organização: CVV

Entrada: gratuita

Informações e inscrições: pelo site:  www.cvv.org.br/cn/


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here