No ano de Copa do Mundo, vale o alerta! Seja amigo da voz! Eventos como a Copa, onde cada brasileiro deixa vir a tona seu lado torcedor, não medindo esforços e a voz para empurrar sua seleção para a vitória, é um retrato de como a população trata seu aparelho vocal. Com exceção dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho e necessitam ter habilidades comunicativas como fala clara, as pessoas em seu cotidiano colocam os cuidados com a saúde vocal em segundo plano.


É nesta perspectiva que o Brasil celebra no dia 16 de abril o Dia Mundial da Voz. Na ocasião, o Conselho Regional de Fonoaudiologia 8ª Região (Crefono 8) irá realizar uma ação social a partir das 8h no Mercado Central, em Fortaleza. Segundo o presidente do Crefono 8, Charleston Palmeira, o objetivo do Conselho é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a voz e orientar sobre os sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe. “As pessoas que fazem uso constante da voz irão receber orientações de fonoaudiólogos para evitar ter problemas vocais, como rouquidão e afonia, que é a perda total da voz”, explica Charleston Palmeira.

Instrumento de trabalho

Mais de 70% da população ativa tem na voz o instrumento de trabalho mais exigido. Portanto, uma alteração vocal compromete a qualidade de vida de um indivíduo no trabalho, no lazer e na comunicação, podendo acarretar importante impacto social, econômico, profissional e pessoal.


De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 12,5% dos profissionais que se afastam do trabalho por problemas de saúde identificaram problemas relacionadas à voz, porém o diagnóstico precoce facilita o tratamento do problema.

 

“Para que as pessoas identifiquem problemas no seu aparelho fonador e busquem o tratamento necessário, é preciso que elas entendam a importância desse sistema, afinal nem todos sabem o que fazer ou quem procurar quando surge uma doença mais grave”, orienta Charleston.


Diante do quadro, a população precisa ser sensibilizada sobre os cuidados com a voz e a prevenção das principais doenças que acometem o aparelho vocal, com destaque para o câncer de laringe. De acordo como Instituto Nacional do Câncer (INCA), o mal atinge cerca de 10 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Sinais de alerta

A fonoaudióloga Renata Almeida alerta de que todos devem estar atentos aos sintomas como tosse e/ou pigarro constantes; dor, ardência ou incômodo na garganta; dificuldade ou dor para engolir; voz rouca; perda, fraqueza ou falha na voz; dificuldades respiratórias.


Conforme o otorrinolaringologista Erik Haguette, logo ao sentir os primeiros sintomas é de extrema importância a procura de uma orientação médica. Geralmente, o otorrino é o responsável pelo diagnóstico, e o tratamento é feito de forma interdisciplinar entre o otorrino e o fonoaudiólogo.

Saiba mais

 A celebração do Dia Mundial da Voz teve início no Brasil em 1999, quando era denominada “ Semana Nacional da Voz” e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O resultado da parceria entre médicos, fonoaudiólogos, professores de canto, instituições de ensino superior e órgãos públicos sensibilizou os profissionais internacionais que acolheram a ideia e o evento se tornou o Dia Mundial da Voz, celebrado mundialmente no dia 16 de abril. A coordenação da iniciativa é da Sociedade Brasileira de Laringologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Conselho Federal e Regionais de Fonoaudiologia.

Serviço

Dia Mundial da Voz

Local: Mercado Central

Data: 16 de abril

Horário: 8h às 12h

Entrada gratuita


Com informações do Conselho Regional de Fonoaudiologia 8ª Região


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here