Nesta terça-feira (15), a partir das 18h30min, na Praça da Gentilândia, em Fortaleza, será realizado o “Sarau da Juventude: contra o extermínio e a criminalização dos jovens”. Com um programa reunindo música, poesia, esquetes teatrais e roda de conversa, o evento é uma atividade preparatória para a Caravana contra a Violência e o Extermínio da Juventude, marcada para o próximo dia 25 no bairro Bom Jardim.


O Sarau e a Caravana são organizadas pela Frente Cearense contra a Redução da Maioridade Penal, que reúne diversas entidades, movimentos e coletivos, como Fórum Permanente de Organizações Não-Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE), Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), Movimento Livre e Diaconia, dentre outros.


 “O objetivo é chamar a atenção para os direitos da juventude e denunciar as mortes de jovens”, diz Sharon Dias, assessora comunitária do Cedeca-CE. Ela comenta que, diante de casos de violência e atos infracionais, nos quais estão envolvidos jovens, setores da sociedade pedem a redução da maioridade penal. Esclarece, porém, a juventude, tem sido mais vítima do que agente da violência. Dados revelam que entre as maiores vítimas estão jovens pobres e negros dos bairros periféricos.


Ela cita levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística Econômica do Ceará (Ipece), divulgada em outubro do ano passado, que reuniu dados sobre o aumento da violência contra adolescentes e jovens. No ano 2000, o registro foi de 16,39 mortes por armas de fogo para cada 100 mil pessoas entre 15 a 29 anos. Em 2011, o índice aumentou 51,66, o que representa aumento de 215,2%.


A assessora diz ainda que há, na sociedade em geral, a idéia de que os jovens acusados de infrações não são responsabilizados. “Eles são sim. No Ceará existem cerca de 1000 deles em unidades de internação em condições precárias”, informa. Sobre essa questão, o Cedeca fez várias denúncias em seu site (http://www.cedecaceara.org.br/?q=noticias/854) após rebelião ocorrida em uma dessas unidades – o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) – em 1º abril último). A segunda em menos de uma semana no estado e a quinta dentro de unidades de internação no Ceará desde julho de 2013.


Sharon Dias ressalta que o Sarau da Juventude será uma oportunidade para que estas questões sejam conversadas, com espaço também para que a juventude também se expresse de forma artística. Entre os convidados para as apresentações culturais estão o grupo Tambores de Safo e o Mano El, com seu grupo de rap do bairro Jangurussu.


Mais informações: Cedeca-CE – (fone: 85 3252 4202)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here