Nesta sexta-feira (20), II Festival de Arte e Cultura do Grande Jangurussu acontece na Escola de Ensino Fundamental e Médio Delma Hermínia da Silva Pereira (Av. Presidente Costa e Silva, 5606 – Jangurussu), das 8h às 12h. O festival é organizado pela Cáritas Regional Ceará através do Programa Infância, Adolescência e Juventude da Cáritas Brasileira (PIAJ). A Cáritas Alemã e a Kindermissionswerk, obra de assistência à infância da Igreja Católica na Alemanha, apóiam o projeto e, pela Kindermissionswerk, está prevista a visita, ao Jangurussu e ao Festival, de representantes da delegação de Futebol da Alemanha, que vem a Fortaleza para a Copa do Mundo.

 

O Festival terá a participação de pelo menos 150 crianças, adolescentes e familiares das comunidades do Genibaú, Parque Santa Rosa, Jardim Iracema e Jangurussu, em Fortaleza, e das cidades de Russas e Limoeiro do Norte. Todos irão compartilhar suas experiências culturais em apresentações artísticas. Ocorrerão apresentações de bandas de lata,  Boi-Mirim, teatro e música. “O Festival vem como ação de arte educação para afirmação da cultura local e como espaço de valorização e autoconhecimento das crianças e jovens que participam do projeto”, informa o material de divulgação.

   

Desde 2003, o PIAJ trabalha com crianças e adolescentes visando “o desenvolvimento da  consciência sobre as condições sociais do grupo ao qual fazem parte, fortalecendo a formação e o envolvimento político da juventude no desenvolvimento da sua comunidade e compreendendo a dimensão de seus direitos.”

Projetos


No âmbito do PIAJ, destacam-se dois projetos: “Catando Cidadania” e “Juventudes no Semiárido”. O primeiro envolve filhos de catadores, promovendo a aproximação dos jovens com filhos de outros trabalhadores. O projeto, conforme os organizadores, contribui para a “diminuição do preconceito, a melhora da autoestima, a visibilidade ao trabalho dos pais e a construção e parceria de redes locais para defesa de direitos.”


O outro projeto, desenvolvido com crianças e jovens do semiárido, conseguiu sensibilizar e envolver 91 jovens sobre as temáticas da agroecologia e da agricultura familiar, implantar hortas e quintas produtivos por grupos de jovens, além do próprio resgate da identidade a partir da vivência no semiárido.

 

O Festival será um momento de confraternização e compartilhamento. Em março deste ano, em Limoeiro do Norte foi realizada a segunda edição local do festival reunindo 120 crianças e adolescentes. Agora é a vez da segunda edição em Fortaleza.

Mais informações: Cáritas Regional – Contatos: Jeane Freitas – (fone: 85 8768 9565 e 9808 1066) e Raquel Dantas – (fone: 85 9936 5373)  / caritasceara.ascom@caritas.org.br / Foto: Cáritas/reprodução internet

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here