Sábado (15) será realizada pelo MSMC (Movimento de Saúde Mental Comunitária) a festa das crianças.  O objetivo é proporcionar  um momento de recreação tendo a preocupação de trabalhar a autoestima de meninos e meninas




Sábado (15) será realizado pelo MSMC (Movimento de Saúde Mental Comunitária) a festa das crianças. Serão aproximadamente 240 crianças de Fortaleza e Maracanaú. O objetivo é proporcionar  um momento de recreação tendo a preocupação de trabalhar a autoestima de meninos e meninas.

MSMC

Com vinte anos de história, A MSMC (Movimento de Saúde Mental Comunitária) é uma organização não governamental que nasceu do trabalho voluntário realizado no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Na época iniciou-se um trabalho para criação de espaços de escuta e de acompanhamento terapêutico para famílias em situação de risco que estavam em condição de extrema pobreza. Marcadas pela marginalização social, essas pessoas conviviam com a falta de recursos básicos, com um baixo desenvolvimento escolar, desemprego, falta de perspectivas e baixa auto estima. No geral, as pessoas não se sentiam motivadas a solucionar seus problemas.

 

O primeiro passo foi preparar profissionais para o atendimento à comunidade e, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com a supervisão do idealizador da técnica da Terapia Comunitária, o professor Adalberto Barreto, e o acompanhamento do Padre Rino Bonvini, formou-se um grupo de terapeutas comunitário/a/s. A partir de então, passou-se a se desenvolver com adultos, adolescentes e crianças, um trabalho terapêutico visando proporcionar auto-respostas para as situações-limite experimentadas por eles, tendo como base uma abordagem sistêmica comunitária que considera o aspecto biopsicossocioespiritual da pessoa.


O objetivo do serviço social foi favorecer nas pessoas o desenvolvimento, o aumento da consciência de si, o reconhecimento das potencialidades e da dignidade de cada uma, induzindo-as a enfrentar as problemáticas advindas da situação de exclusão em que viviam. Assim, se investia em mudanças positivas para todos, de maneira que cada um se tornasse agente de transformação das causas que produzem a miséria.

O Evento

Algodão doce e pipoca, futebol de sabão, tirolesa, tobogã inflável, piscina de bolinhas e pula-pula. Essas são atrações que estão sendo mobilizadas pelo MSMC junto a parceiros e amigos para animar a festa das crianças. Será um momento de integração das turmas do projeto.

A saúde mental infanto-juvenil e o fortalecimento de vínculos é o tema trabalhado em outubro e novembro no projeto Sim à Vida, através de atividades artísticas, musicais, coreográficas e teatrais.


A Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida pelo MSMC, privilegia o fortalecimento da autoestima e tem a comunidade como lugar de partilha e de superação de estigmas.


Na abordagem do MSMC, a promoção dos direitos humanos e da dignidade da pessoa são valores fundamentais para a superação de perdas e sofrimentos. O trabalho preventivo com crianças e adolescentes envolve o encaminhamento de familiares para terapias e para ações produtivas e de inclusão.

Serviço:

Dia das Crianças em Maracanaú

Sítio Wopila – Rua Manoel Pereira, 4810, bairro Horto, Maracanaú.

08 às 12h


Com informações da assessoria do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here