O 4º Festival de Cinema Transcendental, iniciativa da ONG cearense Estação da Luz, prossegue até sábado (31) no Cine Brasília – EQS 106/107 (Asa Sul) – Brasília (DF). O Festival de Cinema é um desdobramento de um movimento nascido com a Mostra de Teatro Transcendental , em 2003, também realizada pela Estação da Luz, ONG sediada no município de Eusébio. O evento foi aberto na última quarta-feira (28), com o filme “Causa e Efeito” , dirigido por André Marouço.


O filme traz no enredo a história de uma família marcada pela tragédia que se redime ao descobrir a força do amor e do perdão. Na trama, três amigos idosos – um espírita, um padre e um pastor  – repassam mensagens e ensinamentos que incentivam a tolerância e o respeito entre as crenças. Essa a primeira exibição pública do “Causa e Efeito”, que entra em circuito comercial no dia 3 de julho. Antes disso, ocorrerão outras cinco pré-estreias:  Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

CULTURA DE PAZ


 A proposta do Festival é levar ao público, através da arte, produções com o conteúdo que estimule a cultura de paz, a espiritualidade em sem amplo sentido, bem como todos  os valores que contribuem para a defesa da vida.


O Festival de Cinema Transcendental em Brasília é coordenado por Lucas de Paula. Além da Mostra de Longas-Metragens (veja programação abaixo), o Festival inclui Mostra Competitiva de Curta Metragem, com vídeos de até 20 minutos de duração, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário. Um Júri Oficial e um Júri Popular indicarão os vencedores que vão receber o Troféu Luz nas categorias Melhor Curta do Festival, Melhor Direção e Melhor Curta do Júri Popular.


O evento tem um caráter solidário e o ingresso é obtido mediante a doação de 2kg de alimento não perecível.

4º FESTIVAL DE CINEMA TRANSCENDENTAL – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28/5 – 19h – “Causa e Efeito” –  Brasil – 2014 – Português – Ficção. Direção: André Marouço (foto). Duração: 1h40. Classificação Livre.


O filme conta a história de uma família marcada pela tragédia e que descobre por meio do amor, do perdão e da solidariedade que é possível se reerguer e mudar o rumo de vidas marcadas por sentimentos destrutivos.  No enredo, o encontro de três religiões é contado por meio da amizade de três amigos idosos: um espírita, um padre e um pastor. Uma conjunção que tem tudo a ver com a proposta do Festival: a confluência das crenças.

29/5 – 19h – “O Livro dos Espíritos Segundo o Cinema” – Brasil – 2011 – Português – Ficção. Direção: Gabriel Avólio, Bartira Bejarano, Tiago Venturi, Felipe Figueiras, Michel Dubret, Caetano Grippo, Genésio Marcondes Júnior, Marcelo Marques e André Marouço. Duração: 1h 45 min. Classificação Livre.


Reúne oito episódios inspirados em questões de O Livro dos Espíritos (1857), obra de Allan Kardec que deu início à Doutrina Espírita. Os ensinamentos dos Espíritos Superiores codificados pelo filósofo francês são ilustrados em histórias que emocionam, educam e nos fazem refletir sobre o sentido da vida.

30/5 – 19h –  “A grande síntese de Pietro Ubaldi” –  Brasil – 2009 – Português – Documentário. Direção: Oceano Vieira de Melo. Duração: 1h30min. Classificação Livre.


Documentário mostra a vida do pensador universalista cristão italiano que, em sua obra reveladora composta por 24 livros, abordou temas como reencarnação, evolução espiritual, vida depois da morte e mediunidade.

31/5 – 15h –  “7 km de Jerusalém” – Itália – 2007 – Português – Ficção. Direção: Claudio Malaponti. Duração: 1h48 min.  Classificação Livre.


Baseado no romance de Pino Farinotti, o filme é inspirado no encontro dos discípulos de Emaús com o Senhor, transpondo a história para os dias atuais (o Emaús do Evangelho é referido como um lugar a sete quilômetros de Jerusalém). É a história de Alessandro Forte, de 43 anos de idade, publicitário que, no meio de uma crise existencial, é direcionado ao acaso para a Terra Santa. Entre as areias e as montanhas do deserto árido no caminho para Jerusalém, ele encontra um homem e o confunde com um artista de rua, que diz que seu nome é Jesus. Após a confusão inicial entre os dois surge uma forte ligação feita de perguntas e comparações, devido a uma mudança brusca na vida de Alessandro.

31/5 – 19h – “Eu maior” – Brasil –  2013 – Português – Documentário.  Direção: Fernando Schultz e Paulo Schultz. Duração: 1h30 min. Classificação Livre


O documentário é uma reflexão coletiva através de entrevistas com pessoas de diferentes áreas de atuação, incluindo atores, líderes espirituais e teóricos, sobre questões da sociedade contemporânea e a busca pela felicidade. Visando o exercício de autoconhecimento, os entrevistados dão depoimentos sobre impressões pessoais de conceitos enraizados na sociedade.



Saiba mais: www.cinematranscendental.com.br


Com informações da Estação da Luz e da Assessoria de comunicação do evento. Contatos: Estação da Luz – (fone: 85 3260 5140) e Frisson Comunicação / (61) 3964.8104 / imprensafrisson@gmail.com / Crédito das fotos: Felipe Bittar

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here