Criado em 1985, o Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (Gacc) desenvolve ações de educação; agroecologia; geração de renda e desenvolvimento comunitário. O Gacc tem ampla experiência em projetos voltados às populações vulneráveis. Com 29 anos de atuação, a organização já foi reconhecida pelo impacto social e a relevância do trabalho desenvolvido. Recentemente, o Gacc foi contemplado com o Prêmio ODM Brasil, que reconhece as melhores práticas de gestão municipal e de organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O grupo, com o projeto Educação Integrada, foi um dos 30 selecionados da premiação.


O projeto Educação Integrada facilita a aprendizagem, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e físicos de crianças e adolescentes de 6 a 17anos, em situação socioeconômica vulnerável, inseridos no ensino fundamental, que apresentam baixo rendimento escolar ou dificuldade no processo de aprendizagem.


Para relatar a experiência de ter o trabalho reconhecido e destacar a relevância do prêmio, a Agência da Boa Notícia conversou com Magda Sousa, diretora institucional do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (Gacc). Em sua análise, o Prêmio ODM deve ser ressaltado por mostrar que o Brasil, com a contribuição de organizações sociais, se esforça para superar sérios problemas. Magda acredita que a premiação vai respaldar o Gacc na articulação de setores público e privado, na busca da valorização do projeto como modelo de tecnologia social possível de ser replicada. Confira abaixo a entrevista.

(Agência da Boa Notícia) Em sua opinião, qual a relevância do Prêmio ODM para o país?

(Magda Sousa) O Prêmio é o reconhecimento de que o Brasil, com o apoio das organizações sociais, e isso deve ser ressaltado, está caminhando para alcançar as metas de desenvolvimento do milênio, para superar problemas e dificuldades sérias. Abrangem temas / questões prioritárias que os países acordaram para melhorar a qualidade de vida da população. É a reafirmação de um compromisso de governo / da nação (não de campanha ou de partido, mas do gestor público – qualquer que seja ele). Então, para o Brasil considerado a 7ª potência, um país rico (em flora, fauna, com PIB crescente…), mas ainda desigual e com retratos de exclusão social, é de suma importância que o Prêmio possa existir. Não para vangloriar os políticos ou a proposta de um governo, mas para mostrar ao mundo / visibilizar as experiências de ONGs e da sociedade civil na melhoria da realidade do povo. Independente de política partidária.

(ABN) No mesmo contexto, qual será o reflexo para o Grupo de Apoio às Comunidades Carentes ter sido contemplado com o prêmio?

(M.S) Para o Gacc é o reconhecimento de um saber-fazer de 29 anos. Essa experiência premiada tem cerca de 20 anos, mas configura um processo de amadurecimento e trabalho do Gacc ao longo de sua existência, no trabalho com o social, com a educação popular, com as populações mais vulneráveis. Esse prêmio vai respaldar o Gacc na articulação de setores público e privado, na busca da valorização do projeto como modelo de tecnologia social possível de ser replicada em outros municípios, inclusive de ser referência para políticas públicas (quem sabe), e ampliar o potencial de captação de recursos e parceiros localmente.

(ABN) Quais são os principais objetivos do Projeto Educação Integrada?

(M.S) O objetivo geral do Projeto Educação Integrada é propiciar condições de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de valores, habilidades, sociabilidade e criatividade para o estímulo do potencial cognitivo, da crescente vontade de aprender e sucesso escolar a crianças e adolescentes. Ele funciona com atividades no contraturno escolar: crianças (6 a12 anos) – diariamente; e adolescentes (13 a 16 anos) – três vezes na semana. As principais atividades são orientação às tarefas escolares; oficinas temáticas; integração social e saúde; atividades socioeducativas; esporte; passeios; colônia de férias; raciocínio lógico. O público é formado crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, de ambos os sexos; alunos da rede pública, com dificuldades de aprendizagem e socialização; residentes em comunidades em situação socioeconômica vulnerável; provenientes de famílias de baixa renda.  O projeto conta com 431 Crianças e 243 Adolescentes; 510 famílias; 16 Educadores; 05 representantes das associações dos municípios Fortaleza (bairros Antônio Bezerra, Jardim União e Granja Portugal); Granja, Parambu e Várzea Alegre.

(ABN) Para finalizar, quais são as perspectivas do Gacc? Existem outros projetos em andamento?

(M.S) As perspectivas do Gacc são: ser sujeito político e promotor do desenvolvimento para a população socioeconomicamente vulnerável; ser referência de tecnologias sociais que contribuam para o desenvolvimento social das comunidades; expandir a ação a outros locais; captar novos parceiros (especialmente locais); diversificar fontes de recursos; e influenciar políticas públicas. Além do Projeto Educação Integrada, o Gacc trabalha ainda com: Estimulação do Desenvolvimento Infantil; Balcão de Empregos Comunitário; Programa Jovem Aprendiz / Petrobras; Tenda da Leitura (incentivo à leitura, linguagem oral e escrita).


Mais informações:  www.gacc.org.br


*Foto: Reprodução / Gacc


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here