O segundo ciclo do Jogo Elos, programa de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, terá início nas escolas municipais Berlamina Campos e Aída Santos, em Fortaleza. A iniciativa é dos ministérios da Saúde e da Justiça, com execução da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e da Secretaria Municipal de Educação (SME).


O Jogo Elos é destinado às turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e tem como objetivo oportunizar a aprendizagem e o aprimoramento das habilidades sociais: autoconhecimento, autocontrole, autonomia, empatia, escuta e tolerância. Além disso, o programa trabalha a prevenção ao uso abusivo de álcool e de outras drogas, reduzindo, assim, comportamentos agressivos e destrutivos, criando oportunidades para um ambiente seguro e positivo para a aprendizagem.


A metodologia consiste em o professor passar uma atividade que já esteja dentro do planejamento da aula e explicar como funciona o jogo. Nesse intervalo de tempo, os estudantes são separados em grupos e devem respeitar quatro regras de convivência para iniciar o jogo: expressar-se de forma adequada, respeitar o outro, seguir o acordo sobre os lugares e obedecer às instruções da atividade.


A estimativa é de que, neste ciclo, 400 alunos sejam contemplados. Para a coordenadora do núcleo de Formação da CPDrogas, Ozanira Aquino, a família e a escola são instâncias socializadoras da criança e ambientes em que ela necessita aprender a se expressar, questionar e agir. “O Jogo Elos é uma estratégia de mediação das relações sociais em sala de aula que contribui para a produção de uma interação harmônica e cooperativa entre os educandos e o educador”, explica.


Em 2014, as escolas municipais Professor Monteiro de Moraes e João Hipólyto de Azevedo implantaram o Jogo Elos, contemplando 250 alunos com a aplicação do primeiro ciclo do Programa.

Sobre o Jogo Elos

O Programa consiste em uma proposta lúdica realizada concomitantemente a qualquer atividade escolar que não necessite da intervenção direta do(a) educador(a). Tem por objetivos fomentar atitudes participativas e colaborativas de maneira a contribuir para a construção de coletivos democráticos e oportunizar a aprendizagem e aprimoramento das seguintes habilidades sociais: autoconhecimento; autocontrole; autonomia; empatia; escuta; oralidade; tolerância.


Com informações da Prefeitura de Fortaleza


Foto: Escola Monterio da Morais aplicando o Jogo ELOS. Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

 

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