O Plantão Gramatical, serviço da Prefeitura de Fortaleza que tira dúvidas de português, registrou 19% de aumento no número de atendimentos no último trimestre deste ano. O serviço, que conta com uma equipe de seis professores que esclarecem, por telefone, fax, e pessoalmente, dúvidas quanto a fonética, semântica, ortografia e outros aspectos da língua portuguesa, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH).


De acordo com o órgão, de abril a junho deste ano foram registrados 2.229 atendimentos. Já no último trimestre, que seguiu de julho a setembro, exatamente 2.674 ligações foram recebidas. André Ramos, presidente do IMPARH, explica que os atendimentos devem aumentar nos próximos meses, como ocorreu no último trimestre. “O aumento dessa procura é reflexo, principalmente, das dúvidas geradas pelos últimos meses de adaptação do novo acordo ortográfico, que passa a valer sozinho, sem a antiga forma de escrever, a partir de 1º de janeiro de 2016. Até o fim deste ano, tanto a antiga forma de escrever, como a nova, continuam valendo como corretas. Até lá, e depois disso também, as dúvidas devem aumentar e, paralelo a isso, a procura por atendimento também”, explica

Para além do Ceará


Fundado pelo servidor municipal Agnelo Neves, presidente da instituição em 1980, o programa foi criado com o objetivo de ajudar pessoas que encontram dificuldades para usar a língua portuguesa no cotidiano. Apesar de funcionar na capital do Ceará, o serviço é procurado por pessoas de todo o Brasil e também de outros países. A professora aposentada Oslimary Villar mora em Massachusetts, nos Estados Unidos, e utiliza, frequentemente, o programa para tirar dúvidas de português. Ela ensina língua portuguesa a filhos de brasileiros, cabo-verdianos, e outros imigrantes que falam a língua portuguesa e que residem no país norte americano.


Marino Neto, que trabalha no Plantão Gramatical há 22 anos, explica que no início, quando ingressou na equipe, estranhou a atividade, mas hoje tem uma visão totalmente diferenciada. “Quando cheguei, pensei como iria trabalhar tirando dúvidas de português por telefone, considerando que pessoalmente já é complicado. Esse é um trabalho que gera muita ânsia, pois nem sempre as pessoas aceitam de imediato as respostas e nunca sabemos que dúvidas virão nas ligações recebidas. Hoje, digo que é um dos melhores lugares para se trabalhar”, enfatiza Marino.

O novo acordo ortográfico


A ortografia é a única parte da língua portuguesa que é promulgada por lei. O Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, formalizou o acordo que já vinha sendo discutido desde os anos 1990. Em janeiro de 2009 ele entrou em vigor e está em período de adaptação até 31 de dezembro deste ano. A partir de 1º de janeiro de 2016, ele passará a vigorar sozinho e a expectativa é que as dúvidas aumentem e, assim, mais consulentes liguem para o Plantão Gramatical.  Segundo a Revista Escola, a reforma ortográfica não atinge todos os países da mesma maneira. No Brasil, por exemplo, 2 mil palavras sofreram alterações, ou seja, 0,5% do total. Já em Portugal cerca de 10 mil termos mudaram, o equivalente a 1,5% do vocabulário.


O Plantão Gramatical está localizado na avenida João Pessoa, 5609, Damas.
Telefone para atendimento: (85) 3225.1979


Com informações e foto do Imparh.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here