Ao longo de todo ano a Escola de Ensino Fundamental e Médio Plácido Aderaldo Castelo (EPAC), do Conjunto Ceará, em Fortaleza, realiza atividades como parte de seu projeto de construção da Cultura de Paz. Professores e alunos participam de trabalhos sobre a vida de grandes pacifistas e valores humanos. O grupo gestor também se envolve bem como a comunidade do entorno. Na culminância do projeto, é realizado o Passeio Ciclístico pela Paz. Este ano, quanto a escola realizará terceira edição do passeio, os organizadores querem ampliar as ações para além dos limites do bairro. Será realizada campanha em favor do Lar Amigos de Jesus, dirigido pela Irmã Conceição. O Lar, localizado na Rua Ildefonso Albano, 3052 – Joaquim Távora, recebe crianças em tratamento de câncer.


“Iremos arrecadar laticínios (lata ou pacote de leite). Este será o critério para a inscrição no passeio ciclístico e a pessoa irá receber uma camisa própria. Estamos mobilizando toda a comunidade escolar; alunos, pais, professores, núcleo gestor e funcionários”, explica a professora Ildênia Santos, idealizadora do projeto. No corrente ano, o passeio ciclístico pela paz ocorrerá no dia 16 de maio, com a concentração a partir das 8h, na sede da escola (na rua 719, s/n, na 3ª Etapa). O roteiro segue até o Pólo de Lazer do Conjunto Ceará.


A Profª Ildênia informa que nesta terceira edição do projeto, a comissão organizadora conta com a parceria e apoio do grupo de pesquisa Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, coordenado pela Professora Kelma Matos. “Vamos promover um curso de extensão para os alunos sobre Cultura de Paz. Agradeço a professora e ao grupo, pois foi lá que encontrei inspiração para promover projetos sobre Educação para a Paz. Será o grupo Juventude pela Paz (JUPAZ)”, destaca Ildênia.

 

Para o êxito do projeto sobre Cultura de Paz na Escola de Ensino Fundamental e Médio Plácido Aderaldo Castelo, a professora conta que tem sido importante o trabalho em equipe e o  apoio recebido de setores da área da educação e até mesmo dos empresários e comerciantes do Conjunto Ceará. “Algumas empresas do bairro estão nos ajudando. Afinal somos todos promotores da Paz”, diz. O desafio agora é obter o financiamento para cobrir os custos com as camisetas do passeio ciclístico.


Ela acrescenta que o Núcleo de Formação (NUFOR) da Superintendência da Escolas de Fortaleza (Sefor)  através do apoio da professora Ravena Régia, vai apoiar a iniciativa com a doação da água para o passeio ciclístico. Nas atividades preparatórias, os alunos da EPAC puderam  assistir a apresentações do Grupo de Tetro de Bonecos Riso de Deus, dirigido por Aristides Barros, e do grupo JEAC Musical, no último dia 1º.


A ação na EEFM Plácido Aderaldo Castelo motivou outra escola do bairro a promover um passeio ciclístico pela paz em setembro. É a escola municipal Faustino Albuquerque, realizará a mesma campanha em prol do Lar Amigos de Jesus.

HISTÓRICO


O trabalho voltado para a Cultura de Paz já existe na EEFM Plácido Aderaldo Castelo há quatro anos. No projeto, Ildênia acentua, que a paz é entendida como  “um modelo crítico, conflituoso e não-violento, fundamentado nos conceitos de paz positiva e na perspectiva criativa de conflito, onde esses elementos são significativos para desenvolvermos a aplicação de métodos socioafetivos e problematizantes, que auxiliem no entendimento da realidade violenta em busca de modificá-la”, conforme preceitua o pesquisador espanhol  Xésus R. Jarés. “Acreditamos que a escola gera um ambiente propício para a construção e disseminação de valores humanos como a paz e a igualdade social”, diz ela.

Mais informações: Profª Ildênia Santos, Coordenadora do Passeio Ciclístico pela Paz da EPAC – (fone: 85 3101 5683)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here