Completando 10 anos de existência, a Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão, no Eusébio (CE), é destaque no cenário cearense por adotar o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos. A instituição, que atende 126 alunos da Educação Infantil 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental, segue a legislação da Secretaria da Educação Básica do Estado no que diz respeito ao currículo formal, e tem como diferencial a adoção do Programa. “Trabalhamos com valores humanos, harmonia, preparando a criança para a vida e não só para concursos”, ressalta a diretora da Escola, Profª Eliane Girão. 


Suely Vieira, coordenadora da Associação Estação da Luz, que mantém a Escola, destaca que as professoras são capacitadas e usam métodos e técnicas baseado nos ensinamentos do educador e mestre espiritual indiano Sathya Sai. Por meio de contação de histórias, canto e harmonização diária, as crianças vivenciam uma educação fincada nos valores: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência.


Para ela, o aniversário de 10 anos da Escola Professor Clodomir Teófilo Girão é um sonho transformado em realidade. “Realidade essa que está sendo possível graças ao esforço, a dedicação e ao amor de um conjunto de pessoas especiais”, afirma.

Reconhecimento

O programa adotado pela instituição foi reconhecido em 2012 pela Fundação Abrinq, quando o projeto Educare da Escola conquistou o Prêmio Criança 2012. Foi a única iniciativa do Nordeste contemplada. O concurso foi idealizado para reconhecer boas práticas voltadas a crianças de 0 a 6 anos, gestantes e parturientes, desenvolvidas por empresas e organizações sociais. A Escola concorreu com outras 202 iniciativas de todo o País inscritas na 19ª edição do Prêmio Criança.


O presidente da Estação da Luz, Sidney Girão, afirma que o Projeto Educare vem ajudando a mudar a realidade social dos alunos. “Visamos a formação de líderes. Percebemos que eles incorporam a questão do respeito às outras pessoas, à natureza. São crianças ainda, mas demonstram iniciativa, postura própria e opinião”. Sidney diz que gostaria que outras escolas pudessem conhecer e aplicar a metodologia utilizada na Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão.


Segundo Suely, a construção de uma proposta educacional diferenciada como a da Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão é resultado de um sonho que foi compartilhado por pessoas comprometidas em promover uma cultura de paz e de valores humanos.


Mais informações: Escola Professor Clodomir Teófilo Girão – (fone: 85 3260 5140)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here