Moqueca (Imagem: Divulgação)

 

Os 16 vídeos estão sendo publicados no canal da instituição no Youtube

 

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), lançou a série especial de vídeos “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. No total, serão 16 vídeos com receitas de entradas, pratos e sobremesas, mostrando as possibilidades de uso dos alimentos de uma forma mais completa e evitando desperdícios.

Para apresentar as receitas, a Escola convidou professores e ex-alunos alinhados com essa proposta em suas atividades. A professora e cozinheira Gabriela Carvalho, além de ministrar aulas de culinária, trabalha com catering e eventos. “É muito importante utilizar os ingredientes de forma integral porque assim evitamos o desperdício e descarte de alimentos que também são nutritivos, como é o caso das cascas de legumes.”, conta a professora, que ensina duas receitas na série: “Tapenade com casca de legumes” e “Panqueca doce com bagaço de coco”.

Gabriela Carvalho (Imagem: Divulgação)

Rainá Jam, ex-aluna da Escola, é empreendedora com foco no preparo de receitas veganas. Portanto, ela apresenta, na série, uma receita de Moqueca de banana, utilizando também as cascas da fruta. “Ao usar a fruta por inteiro, a gente agrega sabor e textura. Fica uma delícia e se não contar a pessoa nem imagina que tem casca no preparo”, explica.

Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, destaca a produção de conteúdo próprio como uma forma de ampliar o acesso a informações sobre a cultura alimentar local em diferentes perspectivas. “São temas que fazem parte das nossas aulas e, por meio do canal no Youtube, conseguimos chegar a um público maior”, explica.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em gastronomia social, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada.

SERVIÇO: Série Aproveitamento Integral dos Alimentos

1º vídeo: https://youtu.be/Y3qwW056nMo

Playlist: https://youtube.com/playlist?list=PLQtUY4UB6jR0Vr3YMGVOuP9hbrK7Of3uA

Mais informações: no instagram @escolagastronomiasocial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here