O curso é gratuito. Os candidatos devem ter conhecimento teórico sobre montagem ou edição de vídeos, prática e familiaridade no uso do computador, mesmo que em atividades diversas



Foto: Divulgação / Assessoria


A Escola de Cinema do Sertão é um projeto desenvolvido pelo Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu. A instituição está com inscrições abertas para o curso de edição de vídeos até domingo (30). No total, são 30 vagas, sendo 20 destinadas a ex-alunos do projeto e 10 para novatos.


Para participar do curso, os candidatos devem ter conhecimento teórico sobre montagem ou edição de vídeos, e prática e familiaridade no uso do computador, mesmo que em atividades diversas. O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas presencialmente na Fundação Cultural Quixadá, localizada à Praça Gladson Martins, Chalé da Pedra, das 8h às 12h.


Após as inscrições, ocorre o processo de seleção, com divulgação dos selecionados no dia 4 de novembro, durante a Avant Première dos curtas-metragens da última turma do projeto Escola de Cinema do Sertão. As aulas acontecem a partir do dia 07/11 no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Quixadá.

O Curso

Com duração de 120horas/aula, o curso será ministrado pelo professor Rui Ferreira, carioca que atua no cenário audiovisual cearense há 25 anos e que traz como experiência de ensino na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Instituto Dragão do Mar e na Escola Porto Iracema das Artes, dentre outras organizações e empresas.


O objetivo da Escola de Cinema do Sertão é a formação de editores com experiência na estrutura de peças audiovisuais nos mais variados formatos – sejam essas institucionais ou comerciais, nos gêneros documental, ficcional ou experimental. O curso proporciona, então, acesso ao conhecimento das principais técnicas de edição de conteúdo, com destaque para a compilação, preparação e avaliação do material a ser editado e a criação da estrutura de edição a ser implementada.


Além disso, revela a história da edição e dá noções básicas de finalização, que consiste na correção das cores e na correção e equalização do som.As aulas práticas são desenvolvidas na primeira parte do curso, através de revisões e reedicões de vídeos produzidos pela Escola de Cinema do Sertão, resultado da realização de três cursos profissionalizantes em cinema e audiovisual desenvolvidos e ministrados nos últimos três anos.


Complementando as aulas práticas, a parte final do curso consiste na edição de quatro vídeos institucionais sobre o tema “Escola de Cinema e o Audiovisual no Sertão Central”. Com material de bastidores, fotos e vídeos de celular, além de depoimentos de alunos, a proposta é produzir e editar vídeos no formato institucional documental com quatro estilos diferentes de montagem ou quatro enfoques diversos sobre o mesmo tema, com o mesmo material.


“Essa é a concretização de um antigo desejo de todos nós que fazemos a Escola de Cinema do Sertão: garantir a realização de um dos cursos de maior demanda em todo o interior do Ceará”, comemora o produtor cultural Adriano Souza, fundador do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu. “Para os nossos jovens, essa é a oportunidade de ir além da formação técnica e adquirir competência profissional, seja para atuar no mercado de trabalho ou para desenvolver projetos autorais. Essa é a missão da escola de cinema”, conclui. Para realização do curso, o instituto conta com o patrocínio da Enel, empresa controladora da Coelce.

Escola de Cinema do Sertão

Realizado pelo Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu, o projeto Escola de Cinema do Sertão atua com formação técnica e produção audiovisual desde 2012, especialmente em Quixadá. O projeto já possibilitou formação a mais de 300 jovens no Sertão Central do Ceará, e produziu 17 curtas-metragens em animação, documentário e ficção, com temáticas diversas, dentre estes, patrimônio, cultura, meio ambiente, utilização consciente dos recursos naturais (água), comunidade quilombolas etc.

 

Além dos benefícios artísticos e sociais, outra questão que justifica a profissionalização na área cinematográfica no sertão central, é o fato da região ser de fato um potencial para produções cinematográficas que, geralmente, trazem profissionais de Fortaleza ou de outras capitais brasileiras. Com a implementação do projeto Escola de Cinema do Sertão, a região passa a dispor de profissionais qualificados nesta linguagem artística, contribuindo para mudar essa realidade da realização audiovisual cearense.

Serviço

Escola de Cinema do Sertão

Curso de Edição – Inscrições abertas

Data: Até 30/10 (domingo)

Local: Fundação Cultural de Quixadá (Praça Gladson Martins, Chalé da Pedra

Horário: Das 8h às 12h


Com informações da Assessoria de Comunicação


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here