Com a série intitulada “Excluídos: Indígenas / Quilombolas / Ciganos”, equipe de jornalistas da Editoria de Reportagem Especial do jornal cearense Diário do Nordeste foi a vencedora do Concurso de Excelência Jornalística da Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), na categoria Direitos Humanos e Serviço à Comunidade. Participaram da série, veiculada em 31 de maio, 7 e 14 de junho de 2013,  os repórteres  Fernando Maia, Iracema Sales, Maristela Crispim (editora),  Melquíades Júnior; os repórteres fotográficos Alex Costa, Cid Barbosa e Eduardo Queiroz; além do diagramador Felipe Goes (autor do projeto gráfico). A solenidade de premiação ocorrerá em 21 de outubro, em Santiago, no Chile.


Em viagens pelos nove estados do Nordeste, três equipes de reportagem percorreram  13.574km para mostrar como vivem hoje pessoas das comunidades quilombola, indígena e cigana. Uma ficou em Fortaleza, mais voltada para entrevistas com especialistas e leituras para aprofundar a contextualização do que era encontrado em campo. Para a comissão da SIP, a série foi escrita “com paixão e bem documentada, desafiando o abuso sistemático por parte das autoridades e empresas, com os antigos costumes dessas etnias, determinados a defender sua cultura e do meio ambiente do qual fazem parte”.
 

EXCLUSÃO VISÍVEL


A jornalista Maristela Crispim, feliz por dar visibilidade a tantas histórias humanas, conta que foi a partir de uma ideia do repórter Fernando Maia que a equipe pensou a série. Segundo ela, com as diversas visões dos integrantes do grupo foi possível elaborar as pautas para apresentar essas etnias, sob um enfoque diferente do que se vê na história oficial. Como a história do Brasil é mostrada sempre sob a ótica da colonização européia, Maristela explica que a proposta da série foi contar as diferentes vivências desses grupos sem os estereótipos que ainda prevalecem.


O repórter especial Melquíades Júnior comenta que o prêmio é motivo de comemoração, mas lembra que as reportagens tratam de pessoas excluídas de seus direitos:  desde crianças submetidas a trabalho infantil em Salitre, município do interior do Ceará, a famílias de quilombolas vivendo o medo de perder suas terras no Quilombo dos Macacos, na Bahia, – por direito delas há séculos – por conta de  conflitos com a Marinha do Brasil e aval d Justiça Federal.  Assim, para Melquíades, é uma felicidade ganhar o prêmio, mas a grande conquista é poder cumprir a função do jornalista. Por meio da divulgação dessas histórias, a repercussão social que gera pode colaborar para melhorar a vida desse brasileiros excluídos, na visão dele.


Leia mais: http://www.sipiapa.org/ganadores-del-concurso-excelencia-periodistica-de-la-sip-2014/


Mais informações: Diário do Nordeste – (fone: 85 3266 9773) / Crédito da foto: José Maria Melo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here