Infelizmente, os índices de violência, nos mais diversos âmbitos, têm crescido bastante e, no ambiente escolar, esse crescimento também é uma realidade. Segundo Ana Carina Stelko e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (Doutora em Psicologia Experimental – USP – e Mestre em Psicologia pela Universidade de Manitoba, Canadá), definir violência escolar não é uma tarefa fácil, pois o que geralmente se entende por violência depende de aspectos culturais, históricos e individuais. 


 


Por essa razão, o assunto terá destaque na programação do XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de setembro, na Fábrica de Negócios. 


 


Ainda de acordo com as pesquisadoras, a violência escolar incorpora tanto a perspectiva mais explícita da violência, como agressão entre indivíduos, quanto a violência simbólica que ocorre por meio das regras, normas e hábitos culturais de uma sociedade desigual.  Ao se utilizar do termo violência escolar é importante indicar o local de ocorrência das situações de violência, quais são os envolvidos, se estes são autores, vítimas e/ou testemunhas de violência, a tipologia das ações de violência e se os episódios violentos possuem alguma especificidade, como o bullying e o cyberbullying.


 


No dia 24 de setembro, das 14h às 17h, Ana Carina Stelko Pereira ministrará um curso sobre o assunto cujo tema é Estratégias analítico-comportamentais para redução de violência escolar. A psicóloga falará no curso como as técnicas da Análise do Comportamento podem contribuir para a diminuição dos altos índices de violência nas escolas.


 


Saiba mais


O XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental contará, nessa edição, com aproximadamente 300 atividades, incluindo mesas redondas, palestras, cursos e mostra de painéis. A expectativa é que este ano participem mais de 1.500 pessoas. O Encontro já foi realizado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Paraná e no Ceará. Este é o segundo ano que o evento acontece em que Fortaleza. 


 


O evento, que esse ano tem como tema “Avançando na Pesquisa e Intervenção para Promover a Saúde e a Sustentabilidade”, é voltado para psicólogos, médicos, profissionais de saúde de todo o país e convidados interessados em discutir o que há de mais atual no entendimento e no tratamento das mais diversas questões humanas. Na ocasião, pesquisadores e profissionais apresentarão trabalhos e divulgarão os avanços mais significativos da psicologia comportamental e cognitiva e da medicina comportamental. 


 


As inscrições ainda estão acontecendo e continuarão até o dia do evento. Até alguns dias antes do Encontro, as inscrições podem ser realizadas pelo site do evento: www.encontroabpmc2014.com.br


 


Serviço


XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental


Data: 24 a 27 de setembro de 2014


Horário: Das 8h30 às 19h


Local: Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro)


Inscrições e outras informações: www.encontroabpmc2014.com.br/


 


Com informações da assessoria de imprensa do evento


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here